Defesa Civil alerta para chuvas intensas

Ascom AMADSC_3923

 

A possibilidade de chuvas intensas e inundações nos municípios do Vale do Paraíba, Mundaú e Região Norte levou a Coordenação Estadual de Defesa Civil  a se reunir com coordenadores municipais e prefeitos , nesta segunda-feira, na AMA. A quadra chuvosa prevista para começar na segunda quinzena de Abril, pode se estender até Agosto.

Historicamente, as chuvas no período já provocaram grandes desastres . O último, em 2010, deixou milhares de desabrigados e um rastro de destruição nos municípios de Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Ibateguara, Jacuipe, Joaquim  Gomes, Jundia, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundau, São José  da Laje, São  Luís  do Quitunde, São  Miguel  dos Campos, Satuba, União  dos Palmares e Viçosa.

A preocupação é a mesma. O grande volume de chuvas nas cabeceiras dos rios, em Pernambuco, com consequências para todas as cidades banhadas pelos rios Mundaú, Paraíba e outros da Região Norte como o Manguaba.

No plano de emergência, elaborado pela Comdec e apresentado hoje, constam ações integradas entre as várias secretárias estaduais e as comissões municipais, para uma resposta rápida à população. Para o Coordenador Operacional, Major Dárbio é importantes que Estado e municípios mantenham essa parceria para evitar, principalmente  mortes.

Os prefeitos de Satuba, Paulo Acioli e de Paulo Jacinto, Nildo Pereira asseguram que os gestores investiram nos planos de contingência, apesar de toda a crise financeira que atravessam, mas reconhecem que não tem sido fácil ampliar ações. Outro grande problema que os prefeitos enfrentam é a remoção da população das áreas de risco. Muitos que perderam tudo em 2010 já voltaram para as margens dos rios.

Na próxima terça-feira, dia 19, a Comdec/ Alagoas fará uma simulação com todos os órgãos envolvidos para ajustar o trabalho , caso as previsões se concretizem e ações emergenciais sejam necessárias.

Fonte: Ascom AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos