Sete sistemas de abastecimento de água serão entregues a comunidades

Secretário Alexandre Ayres realizou vistorias nas obras hídricas esta semana

 

Um dos elementos de elevação ao desenvolvimento social e econômico do sertanejo é a água. E justamente para acompanhar este avanço, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Alexandre Ayres, realizou na quarta (13) e quinta-feira (14) vistorias nos municípios de Minador do Negrão, Poço das Trincheiras e Cacimbinhas, onde estão desenvolvidos os trabalhos de construção de sistemas de abastecimento simplificado, em conjunto com o Programa Água Para Todos.

Ascom SemarhVistoriaSemarh4

Durante o período em que esteve conversando com familiares e questionando sobre o andamento das obras hídricas, o secretário constatou que sete sistemas já estão aptos a levar água encanada para as residências das famílias.

Ao todo, dois sistemas serão localizados nas comunidades de Lagoa Bonita III e Pedra da Bola, em Poço das Trincheiras; três em Minador do Negrão nos povoados de Torta, Lajeiro do Alto e Sítio Salgado; e mais dois em cacimbinhas, nas comunidades de Gravatá e Lagoa das Várzeas, em Cacimbinhas.

“Passamos dois dias vistoriando as obras hídricas e isso mostra o quanto as famílias, os produtores e moradores que tem atividades com agricultura estão esperançosas em ter água encanada em suas casas. Foram longos anos de espera e o Governo de Alagoas investe para transformar esta realidade”, explicou o secretário Alexandre Ayres.

Inauguração – Superado o trabalho de perfuração dos poços, construção e viabilização de caixas de água para armazenamento e distribuição de água, os sistemas simplificados de abastecimentos devem ser entregues no mês de maio.

A perspectiva da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos é que a cada sistema de abastecimento entregue, 200 pessoas sejam contempladas. Somente no primeiro semestre deste ano, serão inaugurados sete sistemas, dos 47 que foram conveniados junto ao Ministério da Integração Nacional.

Segundo o secretário Alexandre Ayres, o monitoramento nos municípios contemplados pelo Programa Água Para Todos seguem rotineiramente sendo realizado pela equipe da Semarh. Inclusive, reuniões são feitas junto às comunidades beneficiadas para informar sobre a manutenção dos sistemas e cuidados para não haver desperdícios de água.

Fonte: Nigel Santana/Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos