PF realiza apreensões em prédios da Prefeitura de Pilar

Izabelle Targino/Alagoas 24 HorasDelegado Fábio Maia

Delegado Fábio Maia

A operação da Polícia Federal, intitulada de “Descaso”, resultou, nesta terça-feira, 19, na apreensão de documentos em três prédios da Prefeitura Municipal de Pilar, distante 42 quilômetros de Maceió. A PF investiga possíveis irregularidades na utilização dos recursos federais pela administração municipal.

Nesta manhã, os policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão no prédio-sede da Prefeitura de Pilar, na secretaria de Administração e no Arquivo Municipal com o objetivo de apreender documentos referentes a convênios e programas realizados no município com verbas federais.

De acordo com a Polícia Federal, a documentação se refere aos anos de 2001 e 2005 e que deixou de ser informada aos órgãos de controle de recursos públicos.

“As buscas de hoje são relacionadas aos programas com verbas da União no município. Não houve a prestação de contas ou os documentos enviados não foram satisfatórios. Foram pedidos por diversas vezes, mas não foram enviados. Então, a operação foi deflagrada para irmos lá e buscar os documentos. Mas, achamos pouca coisa nos locais. Isto já quer dizer alguma coisa, pois os documentos deveriam está lá”, afirmou o delegado Fábio Maia, responsável pela operação. 

Ainda conforme dados da PF, as documentações não apresentadas pela Prefeitura fazem parte dos recursos enviados pelo Governo Federal para aplicação em programas de erradicação do trabalho infantil, serviço de proteção socioassistencial à criança e ao adolescente e as verbas do Fundo Nacional do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que atualmente chamado de Fundeb.

A Polícia Federal instaurou inquéritos para investigar supostos crimes de malversação de recursos públicos transferidos ao município. Após a apreensão dos documentos, os inquéritos serão remetidos ao Ministério Público Federal, que será o responsável por decidir se oferta denúncia contra a administração executiva de Pilar.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos