Crianças do Lar São Domingos trabalham datas históricas de abril

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma super oficina de História do Brasil está sendo realizada, nesta quarta-feira (20), até as 16h, na Biblioteca Arco-íris das Letras, com as crianças e os adolescentes do Lar São Domingos. Através de palestra, vídeo e atividades criativas, com linguagem adaptada a cada faixa etária, as educadoras sociais da instituição estão trabalhando o Dia do Índio, o de Tiradentes e a chegada dos portugueses ao Brasil.

Segundo a coordenadora pedagógica da organização, Liliane Araújo, a ideia é pontuar de forma lúdica e construtiva os dias 19, 21 e 22 de abril, ressaltando a importância dessas datas para a Nação e dos respectivos acontecimentos para a formação do povo brasileiro, assim como a repercussão desses eventos ainda nos dias atuais.

“A partir do contexto histórico estamos pontuando inclusive questões éticas e sociais, como o trabalho escravo, o preconceito racial, o respeito ao próximo. Não podemos, por exemplo, falar em ‘descobrimento do Brasil’, desconsiderando os 5 milhões de indígenas nativos que já existiam nas terras brasileiras quando os portugueses aportaram por aqui”, corrige a educadora.

Com linguagem adaptada a cada faixa etária, cerca de 500 crianças e jovens da instituição passaram pela biblioteca ontem e hoje. A terça-feira foi destinada às atividades com os maiores, de 12 a 16 anos, que finalizaram as atividades produzindo uma redação sobre o conteúdo estudado. O melhor trabalho de cada turma foi premiado com um kit escolar doado pela instituição.

Nesta quarta, apenas as crianças menores, na faixa etária de 6 a 12 anos, participaram da oficina. As palestras foram realizadas pela coordenadora Liliane Araújo e as outras atividades, para fixação da aprendizagem, pelas educadoras.

Fonte: Yvette Moura/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos