Sobe para 646 o número de mortos por terremoto no Equador

Mulher observa destroços da cidade de Portoviejo após terremoto que deixou mais de 600 mortos (Foto: Rodrigo Abd/Reuters)
Mulher observa destroços da cidade de Portoviejo após terremoto que deixou mais de 600 mortos (Foto: Rodrigo Abd/Reuters)

O número de mortos no terremoto que atingiu a costa norte do Equador há uma semana saltou para 646, disse o presidente Rafael Correa neste sábado.

Embora o presidente tenha mencionado o resgate de 113 pessoas, a tragédia, a pior em quase 70 anos, deixou 130 desaparecidos, quase 12.500 feridos, 26 mil desabrigados e bilhões de dólares em perdas que irá afetar a economia do menor país da Opep, já em dificuldades.

“Têm sido dias tristes para o país. O país está em crise”, disse o presidente mostrando uma foto com números atualizados durante sua habitual falara para rádio e televisão. “Neste momento de crise precisamos muito calma, dedicação, sacrifício, mas com grande eficiência e eficácia.”

Desde que o terremoto de magnitude 7,8 atingiu a costa do Equador no sábado passado, mais de 700 tremores secundários ocorreram, forçando as pessoas a abandonar suas casas ou dormir ao ar livre com medo de que suas casas caiam.

Segundo Correa, o país precisa de até 3 bilhões de dólares para a reconstrução das áreas devastadas, por isso ele propôs um aumento temporários de impostos, a venda de ativos não prioritários e a emissão de títulos no mercado internacional.

O aumento de impostos não vai afetar os moradores das áreas destruídas e terá de ser aprovado pela Assembleia Nacional, na qual Correa tem maioria, no prazo máximo de um mês.

Neste sábado, bancos privados anunciaram a reestruturação de dívidas dos seus clientes nas áreas adjacentes ao terremoto.

Embora o presidente tenha dito que os resgates vão continuar por até mais duas semanas, o ministro do Interior, José Serrano, disse na véspera que nas últimas 48 horas de busca não foram encontrado mais sobreviventes.

Fonte: Da Reuters

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos