Exposição no TRT/AL lembra os 75 anos de instalação da Justiça do Trabalho

Mostra será aberta nesta segunda-feira, 2 de maio, no hall do Fórum Pontes de Miranda

Exposição 1º de Maio 

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) abre, na próxima segunda-feira (02.05), a exposição “1º de maio” em homenagem ao Dia do Trabalho, aos 75  anos de instalação da Justiça do Trabalho e aos 73 anos de instituição da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A mostra acontecerá no hall do Fórum Pontes de Miranda, sede do TRT/AL, Avenida da Paz, nº 2076, Centro, e permanecerá disponível à visitação durante todo o mês, das 8h30 às 14h30.

A exposição fotográfica destacará, em ordem cronológica, os principais fatos históricos que marcaram as lutas dos trabalhadores desde a instituição das primeiras normas trabalhistas no ano de 1889, até a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a instalação do TRT da 19ª Região em junho de 1992.

 Além disso, os visitantes poderão conferir o registro do primeiro  modelo da Carteira de Trabalho e Previdência Social do Brasil (CTPS), confeccionado na década de 1930 e o primeiro Processo Trabalhista ajuizado na Justiça do Trabalho em Alagoas, na 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Maceió (JCJ), no ano de 1941.

O mobiliário dessa Junta é uma das peças que compõem o Centro de Memória do TRT/AL (MPM) – o Memorial Pontes de Miranda, localizado no 2º andar do edifício sede do Tribunal, que está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30. No MPM, também consta o exemplar da 1ª edição da CLT, do ano de 1943.

A exposição será realizada por meio do Memorial Pontes de Miranda. O presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio, ressalta a importância da iniciativa. ” É uma singela homenagem do TRT/AL aos trabalhadores, à CLT e à própria Justiça do Trabalho, e servirá para que possamos refletir sobre o nosso papel social ao longo desses 75 anos de instalação da JT no Brasil”, enfatizou.

Fonte: Ascom TRT/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos