Conta de luz segue sem taxa extra em maio

G1entenda-as-bandeiras-tarifariasv3

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária continuará verde no mês de maio e, portanto, a conta de luz continuará sem cobrança extra.

Em abril, foi a primeira vez que a bandeira ficou verde, desde janeiro de 2015, quando entrou em vigor o sistema de bandeiras tarifárias. O sistema de bandeiras tarifárias aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando fica mais caro produzir energia no país devido ao uso de usinas térmicas, que geram energia mais cara.

Até março, estava em vigor a bandeira amarela, que estabelece uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.

A Aneel informou que os fatores que contribuíram para a manutenção da bandeira verde foram as chuvas, que recompuseram os reservatórios das hidrelétricas, o aumento de energia disponível com redução de demanda, e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.

Na ocasião em que anunciou a implementação da bandeira verde, o então ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que a mudança foi possível devido ao nível de consumo de energia, nível dos reservatórios e entrada de energia nova no sistema.

Com a melhora do índice de chuvas, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) vem autorizando o desligamento de usinas térmicas. No fim de fevereiro, o CMSE anunciou o desligamento de 14 usinas térmicas, que correspondem a 3 mil megawatts. No início do mesmo mês, já havia autorizado o desligamento de outras sete usinas, com capacidade instalada de cerca de 2 mil megawatts.

A eliminação da cobrança extra em abril e em maio não significa que o sistema de bandeiras tarifárias será abolido. Se no futuro o governo necessitar ligar mais usinas térmicas novamente, a cobrança será retomada.

Em 2015, os brasileiros pagaram um total de R$ 14,712 bilhões a mais nas contas de luz devido à cobrança da bandeira tarifária.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos