Envelhecimento ativo debate os distúrbios psicológicos mais comuns em idosos

image002

Os participantes do Curso de Envelhecimento Ativo participam nesta segunda (02), às 14 horas, da palestra “Distúrbios psicológicos mais comuns em idosos” com o neuropsicólogo Jerônimo Veras.

Conforme relata Veras, nos últimos 50 anos não só a expectativa de vida aumentou (em 1960 era de 54 anos e 2010 de 73 anos), mas principalmente a expectativa da vida também cresceu, ou seja, as pessoas fazem mais planos, estudam, viajam e trabalham. “Apesar de enfrentarem dificuldades – familiares, financeiras, na saúde -, estão vivendo mais e com melhor qualidade”, diz Jerônimo Veras.

Segundo os resultados do Censo de 2010 (IBGE), o grupo das pessoas com mais de 60 anos foi o que mais cresceu na última década, correspondendo a 12% da população brasileira, sendo mais de 20 milhões de pessoas.

O detalhe: é que, segundo Veras, muitos deles são responsáveis financeiramente pelo domicílio que residem, tendo sob seus cuidados filhos, netos e outros parentes. “A tendência é que assumam, cada vez mais, um papel de destaque na sociedade brasileira, transformando-se numa força trabalhadora, eleitoral e de consumo, influenciando mais decisivamente não só nas decisões políticas, mas também na produção e serviços oferecidos.”

E prossegue: “Provavelmente teremos então produtos mais saudáveis nas prateleiras dos supermercados, programas de televisão com entretenimento e informação responsáveis, edificações e vias públicas adaptadas, além de uma maior cobrança das políticas públicas (saúde, educação, transporte, segurança).”

Os encontros do Geasc ocorrem sempre as segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota. O centro de estudos localiza-se no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió na Rua Barão de Maceió.

O projeto é gratuito e voltado para homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2123-6037.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos