Diagnóstico de 100 dias de gestão será apresentado em audiência pública

UFALufal

A reitora Valéria Correia e o vice-reitor José Vieira convidam a comunidade para participar da audiência pública onde será apresentado o diagnóstico dos cem primeiros dias de gestão à frente da Universidade Federal de Alagoas. A audiência está marcada para às 9h, no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria. Na oportunidade, também será divulgado o planejamento da gestão para 2016, assim como as diretrizes iniciais do planejamento e do orçamento participativo para 2017.

O representante da Procuradoria Educacional e Institucional (PEI) Thiago Cruz destaca que na apresentação do diagnóstico sobre o orçamento da Ufal, a comunidade conhecerá as dívidas relacionadas aos anos anteriores agravadas pelos cortes (custeio e capital) e o contingenciamento de recursos que tem penalizado as universidades do país. No que se refere à infraestrutura, os participantes conhecerão as obras em andamento com seus respectivos valores e as prioridades da gestão considerando os contingenciamentos de recursos.

Thiago acrescenta que na proposta de planejamento da cota orçamentária a ser apresentada durante a audiência pública, a comunidade irá conhecer como a atual gestão pretende gastar os recursos prioritários contemplando a manutenção básica da instituição, visando garantir:  as rotinas acadêmica e administrativa; assistência estudantil; e cursos de graduação que estão em protocolo de compromissos com o Ministério de Educação (MEC),  ou seja, os que obtiveram conceitos insatisfatórios em processos avaliativos.

No que se diz respeito à apresentação das diretrizes iniciais do planejamento e do orçamento participativo para 2017, Thiago Cruz destaca que o objetivo é construir coletivamente, uma cultura voltada às ações prioritárias e de como serão destinados os recursos no próximo ano. “A cultura do planejamento e do orçamento participativo visa construir, na comunidade uma visão global dos problemas e não de forma fragmentada e apenas local”, frisou.  Informou que a apresentação do diagnóstico transcorrerá até às 10h30 e em seguida a audiência pública será aberta à participação da comunidade.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos