Semarh recupera nascente, lança projeto e perfura poços durante o Governo Presente

Ações de capacitação, plantio de craíbeiras, Cine Ambiental e limpezas de praias ocorrem na sexta e sábado

 

Ascom SemarhRecuperação de Nascentes (1)

Diversificar ações ambientais e promover a ampliação do acesso a recursos naturais, a exemplo da água, estão na pauta de atividades da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) durante os dois dias do Governo Presente. O evento, uma iniciativa contínua do Governo de Alagoas, acontece na próxima sexta-feira (6) e sábado (7) na Região Norte e compreende 13 municípios.

Todo o cronograma de trabalho que será levado para as cidades foi desenvolvido após uma série de reuniões da equipe técnica da Semarh. Ficou definido que os municípios de Japaratinga, São Luís do Quitunde, Porto Calvo, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Maragogi contarão com uma diversidade de ações que vão desde plantio de mudas, passando por recuperação de nascentes até chegar em limpezas de praia.

A programação da Semarh consta que a partir das 8h até 11h, na sexta-feira, no município de Japaratinga, será lançado o projeto Quilombo Sustentável. A iniciativa consiste em levar políticas ambientais, a exemplo de ações para capacitação em compostagem, plantio de craíbeiras, educação ambiental e diagnóstico de nascentes. As comunidades quilombolas de Macuca (em Japaratinga) e Perpétua Bom Despacho (em Passo de Camaragibe).

Às 10h30, em São Luiz do Quitunde, haverá uma perfuração de poço tubular na comunidade de Quitunde. A ação ocorre por meio do Programa de Perfuração de Poços que está em andamento em Alagoas e tem o objetivo de melhorar o abastecimento de água nas regiões.

O Programa de Recuperação de Nascentes vai entregar, a partir das 14h, no município de Porto Calvo, uma nascente completamente revitalizada. Mais de dez mil pessoas serão contempladas com água de qualidade e apta ao consumo humano após um trabalho técnico realizado pela Semarh em conjunto com a prefeitura.

Com início às 14h e seguinte até as 17h, em Porto de Pedras, haverá uma oficina de capacitação e planejamento de trilhas ecológicas. Também haverá o plantio de craíbeiras, árvore símbolo de Alagoas, no município. Ainda em Porto de Pedras, as crianças terão a oportunidade de acompanhar o Cine Ambiental, que terá pequenos documentários sobre a temática da sustentabilidade, além de um filme que será exibido.

Governo no sábado – As ações ambientais têm seguimento no sábado em São Miguel dos Milagres com apoio à limpeza da praia, na região da boca do Rio Tatuamunha, a partir das 9h. Em Maragogi, a partir das 8h, a comunidade São Bento acompanhará a perfuração de um poço tubular.

Em Porto de Pedras, a partir das 11h30, haverá a assinatura de um termo de parceria e de compromisso com a Associação Aribama para elaboração de um projeto executivo com o objetivo de construir a ponte de madeira do Rio Tatuamunha.

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos