Prefeito vistoria escola em reconstrução no Jacintinho

Prefeito Rui Palmeira vistoria obra na Escola Arnon de Mello. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Prefeito Rui Palmeira vistoria obra na Escola Arnon de Mello. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O antigo prédio da Escola Municipal Arnon Afonso de Farias Mello, no Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho foi demolido e no local, uma nova escola está sendo erguida. A unidade está recebendo ampliação e a estrutura está sendo totalmente renovada. As obras foram vistoriadas na manhã desta quarta-feira (04) pelo prefeito Rui Palmeira.

“A Escola é muito tradicional aqui no Jacintinho e há muitos anos esperava por esta obra. Ela está sendo reconstruída haja vista a situação em que ela se encontrava de precariedade total. Optamos por reconstruir. A escola antiga foi abaixo e uma nova estrutura está sendo erguida. É uma conquista para o Jacintinho que terá uma estrutura bem diferente da que existia no passado”, pontuou Rui.

“A maior parte das escolas que estamos reformando está recebendo banheiros adequados, vestiários e bons refeitórios para estruturar as escolas e adaptá-las com a finalidade receber os alunos em tempo integral”, anunciou o prefeito. Ele também salientou que algumas unidades serão devolvidas à comunidade escolar até o meio do ano a exemplo das Escolas Pompeu Sarmento, Hélio Lemos, Maria José Carrascosa e Haroldo da Costa. “Há outras que serão entregues no decorrer do ano, como é o caso da Arnon de Mello, que deve ser reinaugurada em meados de outubro”, antecipou Rui.

A gestora da Semed, secretária Ana Dayse, salientou que a Secretaria tem lançado um olhar especial e investido na formação continuada dos professores e gestores escolares e que a reforma vem fortalecer esse processo. “Surge uma nova escola, inclusive com o primeiro andar, que não existia. É uma obra que está em torno de R$ 2 milhões só na estrutura, mas haverá um investimento em equipamentos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além das salas de aula, a escola vai ganhar biblioteca, laboratórios e toda a infraestrutura necessária para a educação básica”, disse.

“São obras importantíssimas. Isso nos remete ao início da gestão, quando percorremos as escolas e encontramos as unidades sucateadas. Hoje, vivemos um momento diferente com escolas reformadas, novas creches e outras unidades que serão entregues em breve. Isso mostra que a educação vive um novo momento”, destacou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

Para a comunidade escolar, a obra vem para transformar o processo educacional e dar aparato necessário ao planejamento pedagógico da unidade. É o que garante a diretora Alineide Maria Lima. “Está ficando um prédio bonito e, acredito que atende às normas necessárias ao bem-estar dos nossos alunos. Nossa escola é um adulto com mais de 30 anos. As paredes já estavam com infiltrações, o telhado e o forro ameaçavam ceder, o estado dos banheiros era precário, os alunos não tinham um espaço adequado para a merenda e para a recreação e agora eles terão”, relatou.

Liderança comunitária na região do Jacintinho, Mário Farofa, acompanhou. “Esse novo prédio representa o cuidado da Prefeitura. Esta é obra significa muito para nossa comunidade e vai beneficiar não só o Conjunto José da Silva Peixoto, onde a escola esta localizada, mas toda adjacência como a Grota do Moreira, Valdemar Ferreira e região”, finalizou a liderança.

Reformas

A Escola Arnon de Mello foi fundada em 1986, mas a última reforma que a unidade havia recebido aconteceu em 1994. Atualmente, a unidade atende 600 alunos do 1º ao 9º ano nos turnos manhã e tarde, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a noite. Enquanto o prédio é reformado, as aulas não foram interrompidas e os estudantes assistem aulas em um prédio alugado – com direito a ônibus transportando as turmas.

No Jacintinho, há ainda duas escolas que receberão reformas, segundo a programação da Prefeitura. Kátia Assunção e Lenilton Alves estão no cronograma de revitalização, entretanto, a Semed tem encontrado dificuldades para desocupar as unidades e realocar as atividades, já que o calendário escolar não pode ser interrompido.

Fonte: Fernanda Calheiros/ Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos