Aplicativo registra mais de 1 mil denúncias de focos do Aedes aegypti

Agência AlagoasDenúncia feita através do aplicativo

Denúncia feita através do aplicativo

A população atendeu ao apelo da Secretaria de Estado da Saúde e tem denunciado através do aplicativo ‘Juntos pela Saúde’, os focos do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Esta semana, foi registrada a milésima denúncia em Maceió, em uma casa abandonada, no Conjunto João Sampaio, no Benedito Bentes.

Desde que o aplicativo foi lançado até o dia 2 deste mês, em todo estado foram registradas 1.253 denúncias, entre terrenos baldios, casas abandonadas, entulhos, esgotos e outros. A maioria dos relatos está concentrada na capital.

Ainda de acordo com informações do aplicativo, os bairros em Maceió com mais incidência de denúncias são: Jatiúca, Farol, Poço, Ponta Verde, Benedito Bentes, Barro Duro, Gruta de Lourdes, Vergel, Trapiche e Jardim Petrópolis.

Nos casos dos municípios, que constam com mais denúncias estão: Rio Largo, Arapiraca, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, União dos Palmares, Pilar, Paripueira, Murici e Santana do Ipanema.

O aplicativo ‘Juntos pela Saúde’ foi lançado no dia 29 de fevereiro numa parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a empresa alagoana Rastru. E é mais um instrumento para as pessoas denunciarem os focos do mosquito aedes, formando um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública. O denunciante que não terá seu nome divulgado, pode anexar fotos, vídeos, áudio e a localização geográfica.

Os dados servem para que as autoridades possam planejar as políticas públicas, voltadas para o combate do vetor, que é responsável pela transmissão de três doenças.

 

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos