Teori acata pedido da Procuradoria-Geral e afasta Eduardo Cunha da Câmara

Carlos Moura/CB/D.A Press. Brasil.Eduardo Cunha (PMDB)

Eduardo Cunha (PMDB)

O Supremo Tribunal Federal acatou o pedido feito pela Procuradoria-Geral da República e afastou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), do cargo de deputado federal.

A decisão foi proferida nesta quinta-feira, 5, pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-jato. A presidência da Câmara será assumida por deputado que também é investigado na Operação Lava-jato, Waldir Maranhão, do PP do Maranhão.

No pedido de afastamento, o procurador-geral Rodrigo Janot classificou o parlamentar de “deliquente”. Na peça, foi apontada ainda 11 situações que Cunha usou o cargo para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”.

Outra ação no STF

Outro processo contra o presidente da Câmara Eduardo Cunha esta agendado para tramitar na sessão desta quinta-feira, 05, no Supremo Tribunal Federal. A sessão foi agendada pelo ministro Ricardo Lewandowski que aceitou o pedido da Rede Sustentabilidade.

A ação foi protocolada na última terça-feira (03) e esta sendo relatada pelo ministro Marco Aurélio Melo. Na peça, o partido argumenta que o parlamentar não pode estar na linha sucessória da Presidência da República por ser réu da ação penal da Lava-jato.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos