IMA apoia estudo sobre impactos ambientais na APA de Santa Rita

O levantamento será utilizado para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de alunos do curso de Geografia da UFAL

Ascom IMAIMA apoia estudo sobre impactos ambientais na APA de Santa Rita

IMA apoia estudo sobre impactos ambientais na APA de Santa Rita

Estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) estão realizando estudos sobre impactos ambientais na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, em parceria com a Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Segundo a estudante Joseane de Souza, a escolha da área se deu através dos levantamentos sobre a degradação da Prainha, na Barra Nova. “Entre nossos estudos, como a Prainha está inserida na APA, era necessário estender a pesquisa para identificar a degradação de toda a região. Percebemos que não há conscientização da população sobre todos os impactos causados.”

O primeiro local de visita foi o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), no dia 03 de maio, onde os estudantes tiveram o acompanhamento da assessora da APA, Alycia Torres. Na ocasião, a equipe foi levada a outros pontos mais críticos fora do complexo, onde há mais impactos ambientais, como canal do Trapiche, Levada, Dique Estrada e Prainha.

A poluição e ocupação desordenada estão entre os primeiros impactos notados no levantamento. O IMA é colaborador no estudo, auxiliando com informações referentes a APA, disponibilização de barco para monitoramento e auxílio na coleta para análise de água de alguns pontos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos