Auditores protestam contra fim da CGU e temem fim do combate à corrupção

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas)DSC_3581

As mudanças propostas pelo governo interino de Michel Temer (PMDB) vem gerando repercussão. Depois de integrar a Controladoria-Geral da União (CGU) ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, auditores fiscais realizam um manifesto na manhã desta quarta-feira (18), em Maceió. Trinta analistas técnicos de finanças cobram o fim da Medida Provisória 726 e temem pela fim do trabalho de combate à corrupção.

De acordo com o analista de finanças Rodrigo Lima, a CGU vem sendo alvo de ataques políticos. Segundo ele, no ano passado, a então presidente Dilma teria tentado “enfraquecer” o órgão ao impor restrições e diluir as atividades em outros ministérios. “A gente quer deixar bem claro que esse movimento não tem caráter político-partidário, nós não somos contra o governo Temer ou a favor do PT, não é isso, nós somos contra o que a medida provisória fez e que na prática extinguiu a CGU”, destaca Rodrigo Lima.

Na visão dos servidores, com a mudança instaurada pelo governo de Michel Temer, o órgão perdeu a identidade e a força pois antes era ligado à Presidência da República. “Imagina se alguém mudasse o nome da Polícia Federal para algo como Inspetoria Pública Federal?”, questiona.

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas) Rodrigo diz que não há motivos para extinção da CGU

Rodrigo diz que não há motivos para extinção da CGU

Em setembro de 2015, os mesmos servidores alertaram para o ataque às funções independentes do órgão (auditoria, fiscalização, corregedoria, ouvidoria e transparência no combate à corrupção) e lembraram que não concordavam com a mudança que seria imposta. “Naquela movimentação do ano passado, a CGU também sofreu uma ameaça, naquela ocasião foi uma ameaça do governo Dilma Rousseff, uma ameaça distinta, mas que queria retirar o mesmo status de ministério da CGU e também das suas macrofunções. Então nós como carreira conseguimos reverter, por isso hoje estamos mobilizados porque acreditamos que também podemos reverter essa”, diz Rodrigo.

No entendimento dos servidores, a mudança decretada pelo presidente interino é uma afronta ao trabalho destes pois coloca o órgão no mesmo patamar dos outros ministérios, sendo que o objetivo da CGU é justamente investigar a ação destes. “Para o nosso papel de fiscalizar os demais ministérios é importante que tenhamos uma certa ascendência em relação aos demais”, destaca Rodrigo.

CGU

A CGU é um órgão do Governo Federal responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção. Ela foi criada em 2001 para atuar como uma agência anticorrupção.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos