Técnicos do IMA reintroduzem animais na Mata Atlântica durante FPI

A equipe já realizou quatro solturas desde que a operação iniciou, no dia 9 de maio

AscomTécnicos do IMA reintroduzem animais na Mata Atlântica durante FPI

Técnicos do IMA reintroduzem animais na Mata Atlântica durante FPI

Cerca de 250 animais foram devolvidos ao bioma Mata Atlântica, nesta quarta-feira (18), pela equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Os técnicos do órgão fizeram a apreensão e soltura durante operação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco.

Entre os animais devolvidos à natureza, haviam pássaros de espécies ameaçadas de extinção, como Pintassilgo e Xexéu. Um tatu também foi solto pelos fiscais. “Desde que essa etapa da FPI iniciou, no dia 9 de maio, já fizemos quatro solturas. Hoje realizamos a primeira em Mata Atlântica, as outras foram na Caatinga”, disse Marco Diniz, consultor ambiental do IMA.

Na terça-feira (17), os fiscais estiveram em Olho d’Água das Flores e Santana do Ipanema e, além da apreensão de animais silvestres, eles localizaram duas carvoarias alimentadas com madeira nativa. Os fornos foram destruídos pelos fiscais do Instituto, com a ajuda do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

De acordo com Marco, cerca de 400 animais, entre eles 37 cágados, foram reintroduzidos na natureza na última segunda-feira (16), ainda como parte das ações da FPI.

Na sexta-feira (13) e no sábado (14), a equipe esteve nos municípios de Carneiros e Senador Rui Palmeira e conseguiu resgatar cerca de 150 animais, entre eles 18 jabutis e diversas aves, a maioria mantida em cativeiro para comercialização ilegal. “Em uma das residências chegamos a encontrar uma Siriema [ave de grande porte, natural do Sertão]”, contou Marco.

No sábado, a equipe esteve em Delmiro Gouveia onde fiscalizaram uma feira local. “Houve reação por conta de dois acusados, mas a situação foi controlada e os indivíduos foram conduzidos à delegacia onde ficaram detidos”, relatou o consultor. Na ocasião, foram apreendidos cerca de 180 animais e a multa foi de R$.87.500.

Para garantir o atendimento imediato dos animais resgatados, a equipe de fauna que está atuando na FPI, composta por técnicos de diversos órgãos, conta com médicos-veterinários, biólogos, ambiente de triagem, medicamentos e itens de biossegurança, que também correspondem a equipamentos de proteção individual.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos