Maceió se prepara para a chegada da Chama Olímpica

Museu Itinerante '' Se prepara Brasil'' Foto: Maciel Rufino/Secom Maceió

Museu Itinerante ” Se prepara Brasil” Foto: Maciel Rufino/Secom Maceió

“A Tocha chega em Maceió no dia 29, mas se ocorresse de ela chegar amanhã, nós já poderíamos recepcionar e fazer esse grande evento, pois a cidade já está preparada”, disse o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Daniel Maia.

A Chama Olímpica chega à cidade daqui a duas semanas, mas a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) vem se preparando para recebê-la desde março do ano passado. O evento é tão aguardado que uma força tarefa foi criada para que o dia fique guardado na memória de todos os maceioenses que irão acompanhar a trajetória da tocha.

Museu Itinerante '' Se prepara Brasil'' Foto: Maciel Rufino/Secom Maceió

Museu Itinerante ” Se prepara Brasil” Foto: Maciel Rufino/Secom Maceió

“Nós contamos com o apoio de vários órgãos como: a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que vai cuidar dos pontos de coleta nas escolas municipais onde os condutores vão ficar; da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), responsável pela poda das árvores nos lugares por onde a tocha vai passar; a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), encarregada da interdição das ruas; a Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) que vai fazer o controle dos ambulantes; a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), que vai iluminar o percurso, entre tantos outros órgaõs que estão trabalhando para que tudo ocorra bem”, explicou Daniel Maia.

A tocha, que será conduzida por 110 pessoas, irá percorrer 11 bairros da capital: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Serraria, Barro Duro, Murilópolis, Gruta, Farol, Centro e Jaraguá. O mapa do trajeto pode ser consultado aqui. Enquanto isso, o clima dos jogos olímpicos pode ser sentido até esta sexta-feira (20) na Praça Multieventos por quem visitar o Museu Itinerante “Se Prepara, Brasil”.

Para o secretário adjunto Daniel Maia, além da grande divulgação da cidade, o evento deixará um legado muito importante para a população. “Maceió será muito divulgada, já que nós vamos ter flashes ao vivo na programação nacional. O mais importante, porém, é o espírito olímpico, que deixa um legado que sugere paz, prosperidade e esperança, além de inspirar os jovens que vão acompanhar tudo isso e podem decidir por entrar de vez no esporte e, quem sabe, virar um futuro talento olímpico”, ressaltou.

A estudante Maryanne Leite também acredita que a passagem da tocha olímpica por Maceió pode marcar a cidade de uma forma bastante positiva. “Um evento como esse pode estimular o esporte nas escolas, nas comunidades e isso é importante porque quando se investe no esporte, contribui para que a violência diminua”, disse a estudante.

Já para o também estudante Pedro Calado, essa é uma oportunidade única de presenciar a passagem do símbolo olímpico. “É um momento único e muito importante, porque não é um evento que acontece todo dia. Eu vou tentar acompanhar todos os momentos”, contou Pedro animado.

“A passagem da tocha olímpica por Maceió é de uma importância histórica. Presenciar esse momento e compartilhar com nossos filhos, vai ser muito bom” enfatizou o administrador Tannerson Machado.

Celebração

Sob a organização da Semel e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o evento para recepção da tocha começa no dia 26 de maio, com a feira gastronômica ‘1º Festival de Sabores de Alagoas’, além de apresentações culturais de diversos grupos e bandas. A feira vai até o dia 29 de maio e será realizada na Praça Multieventos.

Nos bairros por onde a Chama Olímpica irá passar, serão instalados tablados para realização de apresentações, como shows e artes cênicas. Ao chegar no fim do percurso, no Jaraguá, será acendida a Pira Olímpica, na praça da Celebração, e a festa se encerra com mais shows.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos