OMS faz alerta após zika presente na América Latina ser detectada na África

'A epidemia se propaga para além da América do Sul', diz especialista. Cabo Verde teve 7.557 casos suspeitos de zika e três casos de microcefalia.

Arquivo/Agência BrasilMosquito Aedes aegypti

Mosquito Aedes aegypti

A cepa do vírus da zika, que circula há meses por diversos países da América Latina, foi encontrada pela primeira vez na África, em Cabo Verde, anunciou nesta sexta-feira (20) a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“É a primeira vez que a cepa do vírus da zika, responsável pelas epidemias relacionadas com problemas neurológicos e microcefalia foi detectada na África”, declarou a doutora Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para África, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

A cepa que circula pela América Latina é a versão asiática do zika, e foi detectada graças à sequenciação do vírus em casos clínicos em Cabo Verde.

“Os resultados são preocupantes porque são mais uma prova de que a epidemia se propaga para além da América do Sul e se encontra às portas da África”, acrescentou Moeti.

“Essa informação ajudará os países africanos a reavaliar seu nível de risco e a adaptar sua preparação”, afirmou.

A OMS acredita que a cepa asiática do vírus chegou a Cabo Verde “por meio de um viajante”, acrescentou Moeti.

O doutor Bruce Aylward, diretor-geral adjunto da OMS, explicou que também existe uma cepa africana do vírus da Zika, e que é difícil prever o que vai acontecer agora com esses dois surtos.

Em Cabo Verde foram detectados, até o dia 8 de maio, 7.557 casos suspeitos de zika e três casos de microcefalia.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos