Zika latino-americano é detectado pela primeira vez na África

A cepa do vírus da Zika, que circula há meses por diversos países da América Latina, foi encontrada em Cabo Verde. Essa é a pela primeira vez que a espécie de identificada no continente continente africano.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (20) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “É a primeira vez que a cepa do vírus da Zika, responsável pelas epidemias relacionadas com problemas neurológicos e microcefalia, foi detectada na África”, declarou a doutora Matshidiso Moeti, diretora regional da entidade para África.

Venilton Kuchler/ ANPrA mesma cepa responsável pela epidemia na América Latina foi identificada no continente africano.

A mesma cepa responsável pela epidemia na América Latina foi identificada no continente africano.

“Os resultados são preocupantes porque são mais uma prova de que a epidemia se propaga para além da América do Sul e se encontra às portas da África”, acrescentou Moeti em uma coletiva de imprensa em Genebra. A cepa que circula pela América Latina é a versão asiática do zika e foi detectada graças à sequenciamento do vírus em casos clínicos em Cabo Verde.

“Essa informação ajudará os países africanos a reavaliar seu nível de risco e a adaptar sua preparação”, afirmou a responsável da OMS. A organização acredita que a cepa asiática do vírus chegou a Cabo Verde “por meio de um viajante”, acrescentou Moeti.

O doutor Bruce Aylward, diretor-geral adjunto da OMS, explicou que também existe uma cepa africana do vírus da Zika, e que é difícil prever o que vai acontecer agora com esses dois surtos.

Em Cabo Verde foram detectados, até o dia 8 de maio, 7.557 casos suspeitos de zika e três casos de microcefalia.

Fonte: RFI

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos