Manifestantes fazem protesto contra governo Temer no Centro do Rio

Concentração do ato foi iniciada às 10h na Candelária.

Em torno de 12h, manifestantes caminhavam na Avenida Rio Branco em direção ao Palácio Capanema (Foto: Gabriel Barreira / G1)Em torno de 12h, manifestantes caminhavam na Avenida Rio Branco em direção ao Palácio Capanema (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Manifestantes fazem ato contra o presidente em exercício Michel Temer desde as 10h deste domingo (22), no Centro do Rio de Janeiro. O protesto foi marcado para a data porque Temer participaria da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi adiada para o dia 5 de junho.

Além de ativistas que se declaram suprapartidários, participam da manifestação integrantes do Sindicato Estadual de Professores de Educação (Sepe-RJ), da Central Única de Trabalhadores (CUT), Brigadas Populares, entre outros. Os manifestantes usam camisa com a frase: ‘Lutar sempre, Temer jamais’.

Caminhada até o Palácio Capanema
Em torno de 12h, o ato iniciou uma caminhada pela Avenida Rio Branco em direção ao Palácio Capanema, que continua ocupado após volta do Ministério da Cultura. Eles chegaram ao local às 13h10.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que  a avenida estava interditada em torno do horário, na altura da Avenida Presidente Vargas, devido à manifestação. A via foi liberada por volta de 13h, quando a Avenida Graça Aranha, altura da Avenida Almirante Barroso, ficou interditada por causa do ato.

 
Tapete de Cannes

Em frente à Igreja da Candelária, local de concentração dos manifestantes, um tapete vermelho simulando o do Festival de Cannes – onde integrantes do filme Aquaris fizeram um protesto contra o que chamam de “golpe” – foi estendido. Na réplica, foram coladas mensagens contra o ministro Gilmar Mendes, o deputado Eduardo Cunha e o próprio Temer.

Em frente à Igreja da Candelária, local de concentração dos manifestantes desde as 10h, um tapete vermelho simulando o de Cannes (Foto: Gabriel Barreira / G1)Em frente à Igreja da Candelária, local de concentração dos manifestantes desde as 10h, um tapete vermelho simulando o de Cannes (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Ao microfone, os manifestantes criticaram eventuais alterações no Sistema Único de Saúde (SUS), nas política de privatizações e previdência.

A PM não informou quantas pessoas fazem parte do ato, mas afirmou que policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) acompanham a manifestação. Segundo os organizadores, mais de mil pessoas participam do protesto.

Segundo Centro de Operações, a Avenida Rio Branco estava interditada em torno de 12h por causa do protesto (Foto: Gabriel Barreira / G1)Segundo Centro de Operações, a Avenida Rio Branco estava interditada em torno de 12h por causa do protesto (Foto: Gabriel Barreira / G1)
Manifestantes fazem protesto contra governo Temer no Centro do Rio (Foto: Gabriel Barreira / G1)Manifestantes fazem protesto contra governo Temer no Centro do Rio (Foto: Gabriel Barreira / G1)
Concentração do ato contra o presidente em exercício Michel Temer foi iniciada às 10h na Candelária. (Foto: Gabriel Barreira / G1)Concentração do ato contra o presidente em exercício Michel Temer foi iniciada às 10h na Candelária. (Foto: Gabriel Barreira / G1)

 

O protesto foi marcado para a data porque Temer participaria da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi adiada para o dia 5 de junho. (Foto: Gabriel Barreira / G1)O protesto foi marcado para a data porque Temer participaria da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi adiada para o dia 5 de junho. (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Inauguração adiada
Segundo a prefeitura, o objetivo do adiamento da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é a segurança da população carioca. A secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto estão adotando medidas para garantir o melhor atendimento, conforto e agilidade no início da operação do VLT.

Desde o último sábado(7), os pedestres e motoristas estão enfrentando alterações no trânsito com a presença do VLT, na região. As alterações viárias estão sendo implementadas no Centro, como a inversão de mão de vias importantes e a reabertura da Avenida Rio Branco para carros.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos