Ministério vai formatar estratégia de inclusão produtiva para Alagoas

Secretário Antônio Pinaud deverá integrar grupo de trabalho responsável pela elaboração de plano nacional

AssessoriaIMG_2928

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirmou nesta segunda-feira (23), durante reunião com secretários de Estado de todo o país, que o Governo Federal pretende elaborar uma estratégia de inclusão produtiva voltada para as famílias em situação de vulnerabilidade e que hoje dependem financeiramente de programas sociais.

O grupo de trabalho responsável pela formatação do plano nacional deverá ser formado nos próximos dias e, como sinalizou o ministro Osmar Terra, contar com a participação do secretário de Desenvolvimento Social de Alagoas, Antônio Pinaud.

“Essa notícia foi recebida com grande entusiasmo por todos que participaram da reunião, especialmente pela representação de Alagoas, pois esse tema vem de encontro aos princípios adotados pelo governador Renan Filho para assegurar um sustento digno às famílias alagoanas”, disse Pinaud após a reunião.

Na semana passada, durante entrevista concedida à uma emissora de rádio da capital alagoana, Pinaud apontou que “o desafio de que trabalha o Desenvolvimento Social em Alagoas é fazer a migração para a inclusão produtiva”. “É preciso ter um olhar para o desenvolvimento, para o mercado inclusivo, para os negócios sociais. É preciso haver a proteção social, mas temos que buscar um salto para a produção”, disse Pinaud na ocasião.

De acordo com o secretário alagoano, outra informação passada pelo ministro nesta segunda-feira terá impactos positivos nas metas de Desenvolvimento Social no Estado.

“O ministro Osmar Terra pretende criar uma secretaria especial no Ministério para dar ênfase à assistência à primeira infância. Estamos lançando nos próximos dias, em Murici, um projeto-piloto com o mesmo objetivo, unindo as secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde em uma força-tarefa com a missão de garantir uma geração promissora de alagoanos, em todos os aspectos. Esse suporte do governo federal nos dá uma certeza ainda maior de sucesso”, avaliou.

Antônio Pinaud destacou ainda a garantia dada por Osmar Terra de manutenção, sem cortes, de todos programas sociais em execução nos estados e ressaltou o interesse do ministro em se reunir com o governador Renan Filho para debater ações direcionadas especificamente para Alagoas. “Vamos articular esse encontro e espero que o ministro possa visitar nosso Estado em breve”, concluiu Pinaud.

Após a reunião, o secretário alagoano acompanhou o ministro na abertura do XVIII Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), que acontece até o dia 25, em Brasília.

Fonte: Petrônio Viana/Seades

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos