Paratleta da ADEFAL conduzirá a tocha olímpica em Arapiraca

Ascom/AdefalParatleta Sônia Gouveia

Paratleta Sônia Gouveia

A paratleta da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL Sônia Gouveia irá conduzir no próximo domingo (29) no município de Arapiraca a tocha olímpica. Essa é segunda vez que a atleta conduz a tocha olímpica, a primeira foi em 2007 durante a cerimônia de condução da tocha dos jogos do Parapan Rio 2007.

Sônia Gouveia é alagoana, natural de Maceió, atua na categoria F53 em lançamento de discos e dardo e arremesso de peso, aos 57 anos acumula em seu currículo, além de recordes mundiais a participação em quatro (4) parapan, quatro (4) campeonatos mundiais e uma (1) olimpíada.

O primeiro Panamericano disputado por Sônia foi em 1990 Caracas – Venezuela, onde a atleta trouxe para o Brasil a medalha de prata em lançamento de dardo e arremesso de disco.

Em 2000 no México Sônia Gouveia volta aos jogos panamericanos dessa vez é a dobradinha de medalhas de ouro em lançamento de disco e arremesso de peso e medalha de prata em lançamento de dardo.

O recorde parapan-americano em lançamento de dardo com a marca de 8,38 m foi conquistado em 2003 durante os jogos do panamericanos em Mar Del Plata – Argentina, onde Sônia trouxe também para o Brasil as medalhas de ouro em lançamento de dardo e bronze em lançamento de disco.

No parapan-americano Rio 2007 garantiu a primeira medalha brasileira nos jogos. A atleta conquistou a medalha de bronze, em arremesso de dardo, no Estádio Olímpico João Havelange, medalha que teve o brilho do ouro para o torcedor brasileiro. Sônia também garantiu a medalha de prata em lançamento de disco.

Fonte: Ascom/Adefal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos