Entrega de comendas e homenagens marcam sessão solene

Ascom/Câmara de MaceióEntrega de comendas e homenagens marcam sessão solene

Entrega de comendas e homenagens marcam sessão solene

O ex-secretário estadual da Defesa Social, coronel Dário César, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 27, o Título de Cidadão Benemérito da Câmara Municipal de Maceió. Em seu discurso, ele defendeu a educação e o esporte como alternativas para afastar os jovens da criminalidade e reduzir os índices de violência que assolam a capital alagoana.

O coronel foi um dos oito agraciados com comendas, indicados pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB), que presidiu os trabalhos em plenário. “Esta sessão é muito especial, porque reúne pessoas dedicadas em suas áreas que realizam trabalhos importantes em prol do povo maceioense”, explicou o vereador, dizendo que cumpre um dever ao reconhecer o empenho dos homenageados.

Natural de Marechal Deodoro, José Cícero Gama dos Santos, mais conhecido como mestre Gama, recebeu a Comenda Pierre Chalita, por suas ações na área da música. Tocador de trompa e trompete, ele tornou-se luthier renomado ao fabricar pífanos usados por Chau do Pife e Hermeto Pascoal, entre outros. Ele agradeceu a honraria e tocou em plenário um dos pífanos que construiu.

Funcionário público aposentado, Marcos Vanderley até hoje dedica-se à educação, sendo também poeta. O homenageado atuou ainda como líder comunitário nos conjuntos Salvador Lyra e José Maria de Melo. Ao agradecer a Comenda Graciliano Ramos, ele falou da paixão pelas artes e da importância dos artistas anônimos. “Os artistas são muitos, mas os anônimos são bem mais. Receber esta comenda é realmente uma honra para mim”, disse ele.

Por sua dedicação em sala de aula, a filósofa Karine Maciel recebeu a Comenda Senador Aurélio Viana, assim como a educadora Guilhermina Maria. Karine criou o canal no YouTube “Filosofia Fácil” para incentivar aos alunos a discutirem os problemas da atualidade de forma crítica. “A educação é a forma mais eficaz de transformar vidas”, disse ela. Já Guilhermina usa a música para auxiliar no ensino de História e Geografia. Durante a solenidade, ela tocou acordeão e recebeu muitos aplausos em plenário. “Ensinar é minha vida”.

Profissionais do futebol, Ênio Oliveira e Francisco Carlos do Nascimento também foram homenageados com Títulos de Cidadão Honorário de Maceió. Gaúcho e jogador com reconhecida carreira em vários clubes, entre eles, os alagoanos CSA, ASA e CRB, Ênio agradeceu a honraria dizendo que até hoje seu trabalho é admirado. Já Chicão, como é conhecido, nasceu em Ibateguara e foi o primeiro alagoano a se tornar árbitro da Fifa. Emocionado, ele lembrou dos anos em que vendeu picolé na praia até virar referência na profissão.

Presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro recebeu a Comenda Mário Guimarães a qual dedicou aos seus familiares, a sua equipe de trabalho e a todos os produtores rurais do estado. “Sou muito feliz por fazer parte da luta dos produtores rurais que trabalham dedicados para garantir o leite na mesa dos alagoanos mais pobres”, afirmou ele, que foi apresentado pelo vereador Silvânio como um dos empresários que mais geram empregos no interior de Alagoas.

Por fim, o ex-secretário estadual da Defesa Social, coronel Dário César recebeu o Título de Cidadão Benemérito pelo conjunto de ações que desenvolveu durante o último mandato do governador Teotônio Vilela, a quem ele agradeceu pela confiança. Dário foi ainda superintendente do sistema prisional e comandante da PM no antigo governo. Em seus agradecimentos, o ex-secretário mencionou ainda a ex-secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, com quem trabalhou em parceria para reduzir os índices de homicídios no estado.

“Eu acredito que a segurança pública neste país só terá resultado se for pela educação e pelo esporte. A polícia deve ser respeitada não pela sua força física, mas pelo trabalho comprometido com a vida dos brasileiros. A polícia não pode julgar e condenar à pena de morte nenhum cidadão. A violência não é só um problema da polícia, que cuida da consequência e não da causa do problema. O policial tem que andar lado a lado com a população”, defendeu ele.

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos