Câmara homenageia médicos com entrega da comenda Milton Hênio

Ascom Câmaramilton henio1

O pediatra Milton Hênio foi o grande homenageado da Câmara Municipal de Maceió na manhã desta segunda-feira (30). Ícone da medicina alagoana, ele é a primeira autoridade a nomear uma comenda ainda em vida. Na solenidade em que seus mais de cinquenta anos de dedicação diária à saúde infantil foram celebrados, outras onze personalidades da área médica receberam a honraria que carrega seu nome. O evento ocorreu no auditório da Associação Comercial de Maceió, que ficou pequeno para tantos admiradores.

A Comenda Dr. Milton Hênio Netto de Gouveia foi criada por iniciativa do vereador Galba Netto (PMDB), que não escondeu a emoção ao discursar em homenagem ao pediatra que o acompanhou nos primeiros anos de vida. “Tomei a iniciativa de criar uma comenda com o condão de prestar justa homenagem a homens e mulheres de destaque na área médica. Quanto àqueles e àquelas que viriam a ser homenageados, mais que justa seria a homenagem, haja vista a grandeza da profissão e sua importância em nossas vidas”.

O vereador disse que não haveria melhor nome para agregar valor a uma honraria destinada aos médicos do que o do Dr. Milton Hênio. Sobre a escolha do nome do pediatra, acrescentou Galba Nettto: “Não demorei em dúvida ao lembrar-me daquele que há décadas vem cuidando zelosamente de várias gerações de alagoanos”.
O parlamentar lembrou que o pediatra já havia recebido da Camara Municipal de Maceió as comendas Mário Guimarães e Graciliano Ramos e, a partir de agora, empresta seu nome para honrar os colegas de profissão. “É o senhor que nos engrandece e nos honra pondo seu nome na mais importante comenda concedida a profissionais da área médica”, ressaltou Galba, direcionado ao grande homenageado.


O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelmann Vieira (PSDB), conduziu a solenidade, repleta de amigos e familiares do pediatra Milton Hênio, e dos primeiros agraciados com a comenda. “Estou muito orgulhoso por presidir esta sessão solene. Estamos na política para fazer o bem, com dedicação e esforço, da mesma forma que o senhor se dedica a sua profissão. Nós é que somos os verdadeiros homenageados ao entregar uma comenda que leva o nome de uma pessoa que só fez o bem. Hoje, saímos todos nós, vereadores, com mais sabedoria pelo que ouvimos sobre o senhor”, afirmou Kelmann.

Os vereadores Eduardo Canuto (PSDB), Guilherme Soares (PSDB), Luiz Carlos Santana (DEM) e Silvanio Barbosa (PMDB) também fizeram suas homenagens a personalidades da Medicina local. O vereador Chico Filho (PP) prestigiou a sessão solene, assim como o deputado estadual Galba Novaes, entre outras autoridades.

Representando a família do pediatra Milton Hênio, o atual diretor do Detran/AL, Carlos Gouveia, filho do homenageado, discursou sobre a educação que obteve de um dos médicos mais respeitados do estado, frisando que viver com integridade foi a grande lição que recebeu do pai. “Eu e minha família agradecemos a Câmara, em especial ao vereador Galba Netto, por esta manhã e tarde de enorme alegria”, disse ele, ao mencionar o amor do pai pela profissão. “Meu pai ficava até onze horas da noite atendendo em seu consultório. É um homem desprovido de raiva ou de qualquer vontade de esbravejar. Ele só traz para os pacientes palavras de alegria. Apesar dos 79 anos de idade, seu consultório continua cheio. Serei eternamente grato por ter o nome do meu pai perpetuado na história da Câmara Municipal”, afirmou Gouveia.

O cardiologista José Wanderley foi um dos onze profissionais da saúde que receberam a Comenda Dr. Milton Hênio. Ele também fez questão de expor sua admiração pelo pediatra homenageado. “Milton é uma referência pra nós da área de saúde e para a sociedade, como médico e cidadão. Milton, muito obrigado por você apadrinhar essa comenda. Num momento tão difícil que o país passa, ser homenageado por você tem um significado muito grande pra mim”, disse o cardiologista, que já foi vice-governador de Alagoas.

Durante o seu discurso, o doutor Milton Hênio falou da emoção em receber o reconhecimento dos vereadores. “Com muita gratidão, empresto meu nome a esta comenda que marcará minha vida e a de meus companheiros de luta na medicina. Galbinha, meu eterno sobrinho, a você e a todos os vereadores, meus sinceros agradecimentos. Completei 54 anos de formado. A estrada foi longa, vi risos, choros, senti o abraço afetivo de centenas de crianças, aprendi muito na convivência com pais, avós, tios e irmãos”, disse ele, que se emocionou ao agradecer o apoio da família e cobrou mais atenção do poder público para as crianças.

“Não podemos ficar indiferentes ao drama que vive a criança brasileira, principalmente a nordestina. Em pleno século 21, aumentam as taxas de analfabetos e desnutridos. Vocês, vereadores, representam a esperança de dias melhores para essas crianças”, afirmou doutor Milton Hênio, que encerrou seu discurso com os convidados o aplaudindo de pé.

Abaixo, confira a lista dos onze agraciados com a Comenda Dr. Milton Hênio e os vereadores que indicaram a honraria:
Galba Netto: Divanise Suruagy Correia e Mário Sérgio Lima Freire
Silvânio Barbosa: Bráulio de Freitas Cavalcante Junior e Paulo Sérgio Moreira
Eduardo Canuto: José Wanderley Neto e Sérgio Marinho de Gusmão Canuto
Guilherme Soares: Luciano Agra Tenório e Cláudio Soriano
Luiz Carlos Santana: Ângela Maria Miranda e Ena Saldanha de Almeida
José Márcio: Ednar Cerqueira Bomfim

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos