Ações marcam combate à Violência contra a Pessoa Idosa

SMS vai promover e integrar ações voltadas para o tema. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Educação alimentar no combate à diabetes para idosos na Associação da 3º idade no Eustáquio Gomes.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, a Coordenação do Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover e também será parceira de eventos alusivos à data. Já no dia 06 de junho, a partir das 8h30, acontecerá uma capacitação para lidar com a pessoa idosa, direcionada aos assistentes sociais das unidades de saúde da capital, no auditório da própria secretária.

No dia 09 de junho, a Coordenação será parceira da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que promoverá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dom Adelmo Machado, uma palestra sobre “As Consequências para a saúde da pessoa Idosa diante de situações de violência”, a partir das 9h. O público alvo será toda comunidade.

Já no dia 10 de junho, a Coordenação do Programa de Atenção à Saúde do Idoso realiza a partir das 8h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia, no Farol, a 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, tendo como público alvo os profissionais de todas as unidades de saúde de Maceió.

Caderneta-de-Saude-do-Idoso_c_3_G

Caderneta do Idoso

 O Programa de Saúde do idoso disponibiliza nas unidades de saúde do município a Caderneta do Idoso, material elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), que tem como objetivo traçar estratégias para o acompanhamento da saúde da pessoa idosa, onde serão registradas informações importantes sobre as condições de saúde, o que auxilia profissionais e gestores na elaboração de políticas de prevenção, promoção e reabilitação.

“A caderneta do idoso é um dos carros-chefe do programa municipal, pois ele funciona como um mini prontuário sobre as condições de saúde do indivíduo e que deve ser constantemente preenchido e trabalhado pelos profissionais de saúde”, explica Denise de Lima, coordenadora do programa na SMS.

Combate à violência contra o idoso

A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como meta sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

No Brasil, a população passa por uma profunda mudança em suas características demográficas, principalmente com o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos – em especial do subgrupo de mais de 80 anos. Existem quase 20 milhões de pessoas idosas no país. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.

Por outro lado, a violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos. Em 2014 representou 76,3% das denúncias recebidas pelo serviço Disque 100 – da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

O descuido é caracterizado pela omissão dos familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da população a partir dos 60 anos. A negligência caracteriza-se de diversas formas como: privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.

Ascom/SMS

Fonte: Ascom SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos