Zuckerberg pode ter controle sobre Facebook limitado se sair da empresa

Conselho da empresa votará dia 20 proposta de limitar poderes do fundador. Redução só valeria se o executivo deixar posto de liderança na rede social.

SIP/SecomPresidenta Dilma Rousseff durante encontro com Presidente do Facebook Mark Zuckerberg

Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com Presidente do Facebook Mark Zuckerberg

O conselho do Facebook propôs remover o controle majoritário de voto de Mark Zuckerberg no caso de o presidente-executivo e fundador da rede social decidir deixar a administração em algum momento no futuro.

Em documento enviado nesta quinta-feira (2) ao regulador do mercado norte-americano, a U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), o conselho do Facebook disse que pedirá a acionistas que votem uma proposta que converteria as ações classe B de Zuckerberg em papéis classe A se ele não estiver mais em uma posição de liderança.

Em 2 de junho, Zuckerberg detinha cerca de 4 milhões de ações classe A e por volta de 419 milhões de ações classe B, representando em conjunto cerca de 53,8% do poder de voto total em circulação e 14,8% do total de interesses econômicos em circulação.

A medida proposta — que será votada em assembleia geral anual do Facebook em 20 de junho — tem como objetivo certificar que os poderes de gestão de um futuro chefe do Facebook não sejam limitados, disse o conselho.

“Esses são novos termos para garantir que não permaneceremos uma companhia controlada por seu fundador depois de deixarmos de ser uma empresa liderada pelo fundador”, disse o conselho no documento.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos