Temer recebe governadores em busca de solução para a dívida dos Estados

O presidente em exercício quer evitar um possível efeito cascata após o governo do Rio de Janeiro decretar calamidade pública

O presidente em exercício Michel Temer em reunião no Ministério da Justiça (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente em exercício, Michel Temer, recebe nesta segunda-feira (20), às 15h, os governadores para tratar da renegociação dadívida dos estados. Na sexta-feira (17), após o decreto de calamidade pública anunciado pelo governo do Rio de Janeiro, o presidente não quis comentar o assunto e disse que o tema seria tratado na reunião de hoje.

Segundo interlocutores, Temer prefere a cautela a fim de evitar um possível efeito cascata, no qual outros Estados possam seguir o mesmo caminho para tentar pressionar o governo por mais recursos.

Os governos federal e estadual estudam desde a semana passada uma saída legal para que a União preste socorro financeiro emergencial ao Rio de Janeiro, a fim de garantir recursos ainda pendentes para a Olimpíada – além do dinheiro para pagar salários atrasados de servidores.

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo, depois do aceno do socorro de R$ 3 bilhões para o Rio de Janeiro, a ala política do governo defende um alívio maior que o oferecido pelo Ministério da Fazenda: uma moratória de dez meses. Um prazo maior para a carência deve servir como uma espécie de armistício na disputa que está sendo travada há meses em torno da questão dos débitos.

O Ministério da Fazenda ofereceu apenas um mês de suspensão de 100% dos débitos e uma queda gradual da carência de 5% a cada mês.

Fonte: Época Negócios

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos