SMTT orienta sobre cuidados no trânsito nos festejos juninos

SMTTCondutores e pedestres devem redobrar a atenção durante festejos juninos

Condutores e pedestres devem redobrar a atenção durante festejos juninos

Durante o mês de junho, diversos festejos juninos são realizados no Brasil, principalmente na região Nordeste, onde a tradição popular é maior. Entretanto, assim como em outros períodos festivos, o período de festas juninas também registra grandes índices de acidentes de trânsito. Tendo em vista essa realidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dá dicas para que condutores e pedestres comemorem a festa sem maiores problemas.

Dois agravantes que impulsionam o aumento no número de acidentes durante o período dos festejos juninos são as chuvas e a mistura de álcool e direção. “A palavra de ordem para evitar sinistros é o cuidado. Não dirigir sob o efeito de qualquer entorpecente e ter atenção redobrada ao transitar em pista molhada são atitudes imprescindíveis”, frisou o coordenador de Operações de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas

Bebidas alcoólicas e outras substâncias que afetam os sentidos também podem provocar tragédias no trânsito quando ingeridas por pedestres e esse tipo de situação exige cautela por parte dos motoristas. “É comum que pessoas que não estejam em pleno poder de suas faculdades mentais tentem atravessar ruas e avenidas. Por isso, os condutores devem também ter prudência e evitar o excesso de velocidade”, ressaltou o coordenador.

Já com relação às chuvas, é necessário o cuidado por parte dos motoristas ao transitar em pistas molhadas e que possuem atrito reduzido, tendo a frenagem de seus veículos prejudicada e retardando a ação do freio. “Os veículos devem estar com a manutenção em dia para que os efeitos pluviais não façam com que a parada do carro o freio não seja tão brusca ou tarde demais ao ser acionado”, orientou Freitas.

Outro fator que pode prejudicar a segurança viária é a fumaça liberada pelas tradicionais fogueiras montadas e queimadas nas ruas de todas as regiões de Maceió durante o mês de junho. Neste caso, a fumaça pode obstruir o campo de visão do condutor, que não irá enxergar totalmente os obstáculos ou pessoas que possam estar no seu caminho.

Para garantir o ordenamento do trânsito por toda a cidade, a SMTT estará nos arredores de festas de grande porte. Equipes também estarão em outros arraiais que solicitaram o apoio do órgão. “Os agentes de trânsito estarão presentes do início ao fim dos eventos, mas também realizarão rondas em vias consideradas como pontos críticos do trânsito para garantir a boa fluidez”, garantiu Freitas.

 

Fonte: Ascom SMTT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos