Saída do Reino Unido da UE pode afetar ‘Game of Thrones’ e outros

Divulgação/HBOCena da série 'Game of thrones'

Cena da série ‘Game of thrones’

Nem só a geopolítica e a economia internacionais serão afetadas pela saída do Reino Unido da União Europeia(UE). A produção de filmes e séries de TV, incluindo “Game of Thrones”, deve sofrer os efeitos do referendo desta quinta-feira (23), em que os britânicos tomaram a histórica decisão de sair do bloco europeu.

Analistas preveem que a indústria de entretenimento – tanto a britânica quanto a de outros países – sofrerão consequências negativas. As revistas americanas “Variety” e “Hollywood Reporter” listaram nesta sexta-feira (24), dia em que saiu o resultado da votação, as consequências prováveis da vitória do “Brexit”.

A principal delas diz respeito à economia. Não por acaso, representantes da indústria de entretenimento britânica eram quase unânimes em apoiar a permanência do Reino Unido na UE.

De acordo com a “Variety”, a partir de agora é provável que o Reino Unido não possa mais contar com o financiamento do Media Program, o fundo da UE para produções de cinema, TV e setores de mídia digital. Isso deve atingir principalmente a indústria do cinema, incluindo etapas como desenvolvimento de projetos, coprodução, festivais e distribuição.

Efeito ‘devastador’ no cinema e TV
A “Hollywood Reporter” calcula que, entre 2007 e 2015, o Media Program destinou cerca de US$ 180 milhões a produções britânicas.

Michael Ryan, conselheiro da Independent Film & Television Alliance, comentou o caso: “Esta decisão acabou com a nossa fundação – a partir de hoje não sabemos como nossas relações com coprodutores, financiadores e distribuidores irá funcionar, se novos impostos vão ser criados em nossas atividades no resto da Europa ou se o financiamento das produções vai ser feito sem qualquer apoio de agências europeias. O setor criativo do Reino Unido contribui fortemente para a economia – isso parece ser devastador para nós”.

Além disso, se no futuro ocorrer a desvalorização da libra (a moeda britânica) frente ao dólar e ao euro, pode ser que fique mais barato usar o Reino Unido como locação. Por outro lado, isso é má notícia para os distribuidores britânicos, segundo a “Variety”. Isso porque, com a libra enfraquecida, a aquisição de filmes estrangeiros ficaria mais cara, já que a maioria dessas transações são feitas em dólar ou euro.

O sistema e cotas de exibição na TV de países europeus também corre risco, porque, antes do referendo, programas britânicos, mesmo aqueles feitos para a TV dos Estados Unidos, entravam na categoria “produções da UE”. De agora em diante, isso pode mudar.

O mercado de trabalho do setor é outro que pode passar por modificações, já que profissionais vindos de fora do Reino Unido talvez devam precisar de vistos e vice-versa.

O caso ‘Game of Thrones’
Antes mesmo do referendo, a “Foreign Policy” publicou uma análise dos possíveis efeitos da vitória do “Brexit” em “Game of Thrones”. De acordo com a revista americana, a HBO, que exibe a série, não quis comentar sobre consequências da saída do Reino Unido da UE.

Um executivo do setor, quando questionado se “Game of Thrones” sofreria os efeitos da decisão, respondeu: “Claro”. “Há programas da UE para ajudar a financiar tudo isso. Se o Reino Unido já não faz mais parte da UE, isso pode acabar”, afimrou Pete Chase, membro sênior do German Marshall Fund of the United States, entidade que trabalha na cooperação entre produções dos Estados Unidos e da Europa.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos