Jaraguá Vivo terá Baque Alagoano e coco de roda nesta sexta

Apresentação do Grupos Los Coquitos no Jaraguá Vivo Foto: divulgação Lucky Receptivos

Apresentação do Grupos Los Coquitos no Jaraguá Vivo
Foto: divulgação Lucky Receptivos

Além das atrações fixas do bairro, no último mês, o Projeto Jaraguá Vivo passou a contar com uma programação cultural variada com apresentações de diversos grupos folclóricos que abrem o roteiro na Praça Dois Leões. Nesta sexta, 01 e julho, quem embala o circuito, a partir das 19h, é o grupo de maracatu Baque Alagoano, coletivo percussivo que tem em seu repertório músicas extraídas dos folguedos locais, recriadas através de novos “baques”. A apresentação aberta ao público, que também pode aproveitar o horário especial de abertura dos institutos e museus do bairro até as 21h todas as sextas.

Na última semana, os turistas que participaram do city tour prestigiaram a apresentação do grupo de coco de roda Los Coquitos antes de dar início à visitação dos espaços culturais do bairro. O grupo é do bairro Chã da Jaqueira, completa 10 anos em 2016.

“Para nós é uma honra poder estar participando deste projeto Jaragua Vivo, que está dando oportunidade a tantos artistas de trazer suas manifestações folclóricas para esse bairro tão emblemático para nosso cidade. Como o coco de roda é um patrimônio alagoano, acho que é muito importante levar essa parte da nossa história par aos turistas”, disse o coordenador do grupo, Janivaldo Soares da Silva.

Grupo Baque Alagoano que irá se apresentar nessa sexta no jaraguá Vivo

Grupo Baque Alagoano que irá se apresentar nessa sexta no jaraguá Vivo

A agente de turismo de Recife (PE), Gorete Falcão, esteve participando do circuito e elogiou a criação do circuito do Jaraguá, lançado este ano pela Secretaria Municipal de Promoção do Turuismo – Semptur. “Pra mim, os roteiros culturais são os produtos turísticos mais importantes de cada destino. Certamente, tem muito maceioense que não conhece a história da própria cidade. Por isso, eu acho fantástico o resgate das raízes do estado e das manifestações culturais da capital através deste city tour em um bairro tão lindo. Turismo sem história não existe”, defende a visitante.

A ideia do novo produto turístico é aliar a história, a cultura e a arquitetura do destino, além de oferecer mais uma opção de vida noturna aos turistas através de uma praça alimentação ao ar livre na Rua Sá e Albuquerque e apresentações de jazz”, explica a coordenadora do projeto, Luciana Fonseca.

Na prática, o roteiro propicia a visita ao acervo dos espaços culturais sediados na região, que revelam algumas das tradições e expressões artísticas da capital. Durante as visitas são contextualizadas a história da civilização do açúcar, do desenvolvimento da zona portuária, as relações comerciais e o povoamento da capital. Integram o roteiro do projeto: a Associação Comercial do Estado de Alagoas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Arquivo Público de Alagoas, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), a Igreja Mãe do Povo, Fundação Teotônio Vilela, Praça Dois Leões, Sindicato dos Estivadores de Alagoas, Rex Bar e Projeto Carro de chef, que reúne diferentes food trucks da cidade

São parceiros da iniciativa a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Sedetur), a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Grupo de Receptivos de Alagoas (GRAL), o Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur- AL), a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Rex Bar e o Projeto Carro Chef.

Fonte: Ascom Semptur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos