‘É um caminho sem volta’, diz Renan Filho sobre necessidade de transparência

João urtiga / Alagoas 24 HorasDSC_5430

O governador Renan Filho (PMDB) avaliou na manhã desta terça-feira (5) que a necessidade pela transparência dos governos estaduais é um “caminho sem volta”. Renan comemorou, no Palácio República dos Palmares, o recente segundo lugar no ranking da transparência avaliado pelo Ministério Público Federal (MPF).

“É o estado cada vez mais próximo do cidadão, o cidadão hoje exige saber como é aplicado cada recurso público, como andam as licitações e as despesas e é com muita alegria que recebemos essa avaliação do MPF. Não há governo sem transparência, as pessoas visualizam governos opacos. É um caminho sem volta”, salienta o governador.

De acordo com o governador, a novidade agora é a instalação recente na Secretaria da Fazendo de um serviço que fornece dados reais do preço adquirido pela iniciativa privada. Além dessa informação, o portal eletrônico exibe ainda dados dos valores investidos em obras, projetos e ações, bem como os servidores e os seus ganhos. “A corrupção é o principal sintoma apontado pela população brasileira em relação à política, então estamos motivados a provar o contrário”, disse a controladora Geral do Estado, Maria Clara Bugarim.

O portal faz parte de uma das promessas tidas como prioridade pelo governador Renan Filho antes de ser eleito. “Aqui em Alagoas para se reformar escola decretava-se estado de emergência, mas nunca foi feito e agora tá se fazendo sem emergência, de modo transparente e muito menos traumático. Eu acho que ser transparente influencia em toda forma de fazer governo, porque toda vez que você aplica o princípio da lanterna, de iluminar o canto escuro, e naquele canto tem sujeira ou algo escondido, a pessoa se mexe e bota para andar. De maneira que o princípio da lanterna é o mesmo da transparência”, compara o governador.

De acordo com o ranking divulgado pelo MPF, Alagoas tem hoje nota 9,8 e está na segunda colocação entre os Estados mais transparentes do Brasil. Antes ele ocupava a quinta posição com nota 6,3.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos