Parlamento da Turquia decidirá sobre pena de morte, diz presidente à CNN

Apelo pela retomada da lei voltou após tentativa frustrada de golpe militar. Pena foi suspensa em 2004 como iniciativa para entrar na União Europeia.

 

Alkis Konstantinidis/ ReutersPresidente turco fala durante funeral de vítimas da tentativa de golpe militar

Presidente turco fala durante funeral de vítimas da tentativa de golpe militar

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta segunda-feira (18) que cabe ao Parlamento do país decidir se restabelece a pena de morte. Mas, se assim for definido, ele tornará lei essa medida, informou a rede de TV CNN.

“Caberá ao Parlamento tomar uma decisão… Como presidente aprovarei qualquer decisão que sair do Parlamento”, disse Erdogan em entrevista à rede CNN, segundo a versão traduzida pela TV da declaração do presidente.

Para Erdogan, a população turca acha que “estes terroristas [os responsáveis pela tentativa de golpe da sexta-feira ] devem morrer”. “Por que eu deveria mantê-los e alimentá-los nas prisões por anos?”, questionou, na mesma entrevista.

A Turquia suspendeu a pena capital em 2004 como parte de iniciativas para poder entrar na União Europeia, mas os apelos para que seja restabelecida aumentaram depois de uma tentativa fracassada de golpe militar na sexta-feira, que deixou um saldo de mais de 200 mortos.

A chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, já afirmou nesta segunda que a Turquia não poderá integrar o bloco europeu caso reintroduza a pena de morte. “Deixe-me ser clara em uma coisa: nenhum país pode se tornar um estado membro da UE se introduz a pena de morte”, disse Mogherini.

Erdogan havia dito no domingo que não deveria haver nenhum atraso no uso da pena de morte no país após a tentativa de golpe.

Presos

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou nesta segunda que 7.543 pessoas foram presas, incluindo 6.038 soldados, por supostas ligações com a tentativa de golpe, segundo a Reuters. Cerca de 8 mil policiais foram afastados de suas funções em todo o país, incluindo Istambul e Ancara.

No sábado, o presidente turco pediu a Barack Obama que extradite Fethullah Gulen, clérigo exilado nos Estados Unidos e apontado por Erdogan como promotor da tentativa de golpe. “Ou vocês deportam Gulen ou o entregam para nós”, afirmou em pronunciamento. Ele também disse que depois da extradição do “mentor do terror”, “muita coisa irá mudar na Turquia”.

Gulen, de 75 anos, já foi aliado de Erdogan e atualmente vive na Pensilvânia. Ele foi exilado em 1999, depois de ter sido acusado de traição na Turquia. Ele lidera o Hizmet, movimento político-religioso que se mantém crítico ao regime de Erdogan.

O clérigo nega envolvimento na tentativa de golpe. “Como alguém que sofreu múltiplos golpes militares durante as últimas cinco décadas, é especialmente insultante ser acusado de ter alguma relação com esta tentativa”, afirmou, em comunicado.

“Nunca enxerguem uma intervenção militar como algo positivo, a democracia não pode ser alcançada dessa forma”, afirmou Gulen à população turca. Quase 3 mil magistrados foram afastados por provável ligação com o clérigo.

Washington pediu provas do envolvimento de Gulen com a tentativa de golpe e afirmou que irá ajudar nas investigações. Também divulgou um comunicado neste sábado: “O presidente (Obama) e sua equipe lamentam a perda de vidas humanas e destacam a necessidade vital para todas as partes na Turquia de agir respeitando o Estado de direito e evitar qualquer ação que possa gerar novos episódios de violência ou instabilidade.”

Fonte: G1

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos