PM instala programa de resistência às drogas em Capela

Ronaldo Lima/AscomProerd é instalado em Capela

Proerd é instalado em Capela

O auditório da Comarca de Capela ficou lotado, nesta quinta-feira (21), para a primeira reunião que marca a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município. A ação é uma parceria do governo de Alagoas, por meio da Polícia Militar, com as Secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

O Proderd é um programa de caráter educativo e preventivo, que tem como modelo de atuação desenvolvido em Los Angeles, na Califórnia, desde 1983. Atualmente, o Proerd já foi instalado em 25 municípios de Alagoas e seu propósito é prevenir o uso das drogas e da violência entre crianças e adolescentes nas escolas, com numa variedade de atividades interativas, projetadas para estimular os estudantes a resolverem tais problemas que são uma realidade em suas vidas.

Como explica a Cel. Valdenize, coordenadora do Proerd, o Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado que, além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo com a comunidade escolar, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar-Escola-Família.

De acordo com o secretário municipal de educação, Maurício Aureliano, o Proerd será uma ferramenta a mais em Capela para sensibilizar pais, alunos e profissionais de educação no enfrentamento às drogas e à violência no município.

Alessandro Ramos, secretário municipal de saúde, ressalta a importância do Proerd na luta de combate às drogas e que trará resultados positivos em todas as comunidades de Capela. Segundo ele, uma equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) também participará da parceria com os técnicos da educação. “É uma missão nobre dos que fazem o Proerd, já que as ações têm como finalidade educar crianças, reunindo esforços da família, polícia e escola”.

O evento teve a participação de secretários municipais, representantes da sociedade civil, diretores, coordenadores e professores.

Fonte: Ronaldo Lima/Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos