Atirador de Munique era ‘obcecado por jogos de tiro’, diz polícia

BBC / Reproduçãopolícia

A polícia da Alemanha revelou neste sábado (23) o perfil do atirador que matou nove pessoas sexta-feira (22) em Munique e se suicidou.

O alemão de origem iraniana Ali Sonboly tinha 18 anos e vivia com os pais. Antes de sair de casa, ele teria escrito nas redes sociais que uma lanchonete daria refeições de graça, atraindo as vítimas.

Depoimentos de amigos e vizinhos sustentam que o atirador vinha de uma família de bem: o pai, motorista de táxi, e a mãe, vendedora de uma loja de departamentos. Ele mesmo era identificado como um rapaz tranquilo.

Neste sábado (23), a polícia de Munique revelou que o alemão iraniano que, na sexta-feira (22), matou nove pessoas, entre elas vários adolescentes, era viciado em jogos eletrônicos que simulam tiroteios e obcecado por autores de atentados.

O chefe da polícia ligou o caso ao atentado da Noruega, que completou cinco anos na sexta-feira (22) e no qual morreram 69 pessoas. No quarto de Sonboly, foram encontrados livros sobre quem cometeu aquele ataque, Anders Breivik. Não tinha propaganda do grupo terrorista Estado Islâmico, nem de movimentos neonazistas.

Um vídeo gravado por imigrantes turcos mostra o atirador no alto de um estacionamento. Sonboly disse que foi vítima de bullying e trocou xingamentos com os turcos. Ele gritava: “Sou alemão, nasci na Alemanha, num bairro pobre”.

As investigações vão continuar na escola do atirador, que teria passado por tratamento psiquiátrico.
Neste sábado (23), foi proclamado luto oficial na Baviera. A primeira-ministra, Angela Merkel, prometeu fazer tudo para garantir a segurança e a liberdade no seu país.

Fonte: Jornal Nacional

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos