Preservação de manguezais foi tema de Encontro de Educação Ambiental em Jequiá da Praia

Encontro organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente foi destinado a pescadores, barqueiros, marisqueiras e população

AssessoriaSecretário defende a preservação dos manguezais em Jequiá da Praia

Secretário defende a preservação dos manguezais em Jequiá da Praia

Instituir uma nova Alagoas requer atenção especial ao meio ambiente. Esta proposta tem sido discutida com a população, principalmente com base nos preceitos da educação ambiental. Em Jequiá da Praia, município localizado no Litoral Sul, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), organizou um evento durante todo o dia de hoje (26) para tratar das áreas de manguezal.

Denominado de Encontro Alagoano em Educação Ambiental nas Áreas de Manguezal, a programação foi aberta com representantes da Semarh, Marinha, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Prefeitura de Jequiá da Praia, pescadores, marisqueiras e barqueiros.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, defendeu a preservação dos manguezais, mostrando a necessidade de a população participar com mais intensidade das discussões ambientais.

“A população precisa priorizar a sustentabilidade, discutir a temática voltada ao meio ambiente. Não basta apenas cobrar ações de educação e saúde. A questão ambiental é muito importante e precisamos ser protagonistas nos debates que envolvem a preservação”, afirmou o secretário.

Em um segundo momento, Alexandre Ayres defendeu mais investimentos em energias renováveis, a exemplo da eólica e fotovoltaica. Outro ponto tocado pelo secretário de Estado diz respeito à revitalização do Rio São Francisco.

“Os alagoanos são contemplados porque temos um rio importante para o desenvolvimento da população. O São Francisco necessita da revitalização porque muitos municípios estão sofrendo com a água que está se tornando salinizada na região Sul de Alagoas”, destacou o Ayres.

Presente ao evento, o pescador Antônio Gomes dos Santos, de 85 anos, conhecido como “Toinho Pescador” elogiou a iniciativa de ter um evento para tratar exclusivamente dos manguezais. Ele compreende que o ser humano precisar valorizar mais o meio ambiente e deixar a ganância de lado ao prezar por destruir matas, florestas, rios e manguezais.

Representando a Associação de Barqueiros de Jequiá da Praia, responsável por conduzir turistas às belezas naturais do município, Willames Fernandes, reforça que as tratativas sobre educação ambiental são necessárias para manter pescadores, barqueiros e marisqueiras cientes de que a região precisa ser cuidada.

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos