Semana do Aleitamento: USF do ABC fecha por um dia para capacitação

amamentação3107

A coordenação do 4º Distrito Sanitário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que nesta quarta-feira (27) a Unidade de Saúde da Família (USF) José Bernardes Neto, localizada na região do ABC, em Fernão Velho, estará fechada. Durante todo o dia, a equipe passará por um treinamento sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontecerá no dia 18 de agosto. Na quinta-feira (28), a unidade voltará a funcionar normalmente.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi instituída em 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação (FAO), com o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. É comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto e já envolve mais de 120 países.

aleitamento-materno-54-638

A USF José Bernardes Neto tem cadastrada cerca de 500 famílias, atendendo a demanda de mais de duas mil pessoas. O treinamento vai acontecer no espaço do Instituto Eu Mundaú, localizado próximo à unidade. São quinze funcionários que participarão da capacitação.

Segundo a enfermeira da unidade, Suzana Franco, a unidade quer se tornar uma “Unidade Amiga da Criança”, adotando os dez passos preconizados para receber o título. “Essa iniciativa delineia um importante papel de suporte que as unidades de saúde, em conjunto com os hospitais, podem desempenhar a fim de tornar o aleitamento materno uma prática universal, contribuindo significativamente para a saúde e bem estar dos bebês, suas mães, família e comunidade local. Queremos fortalecer a nossa equipe e resgatar o grupo de gestantes, incentivando a amamentação e cultivando hábitos saudáveis para nossas gestantes e crianças da comunidade”, pontuou Suzana.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos