Alunos voltam às aulas de tênis no Instituto Marina Tavares

Ex-tenista alagoana mantém projeto para 50 crianças da região do Jaraguá

DivulgaçãoIntituto Marina Tavares

 

Com o fim das férias, é hora também de retomar as aulas de tênis para os alunos do Instituto Marina Tavares (IMT. A empolgação é tanta que chama a atenção até dos pais das crianças, que ficam espantados com a disposição e a ansiedade dos pequenos para o retorno às quadras.

Interessante é perceber que nos primeiros momentos do IMT, no ano de 2011, nem a idealizadora do projeto, a ex-tenista alagoana Marina Tavares, achava que seria possível tanta empolgação por parte das crianças e adolescentes participantes, todos entre 05 e 15 anos, moradores do bairro do Jaraguá e região.

“No início, eu não esperava que eles fossem gostar tanto assim, pois o tênis é um esporte não tão popular, é individual, não tem a integração do futebol, por exemplo. Mas eles se envolvem mesmo, os pais falam que os alunos acordam cedo e se arrumam para vir, ficavam falando em casa durante o recesso ou, quando acaba a aula, querem ficar na quadra e jogar mais. Aí os pais precisam ir buscar lá dentro, lembrar que precisam ir para casa e para a escola”, conta Marina, com uma satisfação que não dá para esconder.

As aulas foram retomadas na última semana, sempre às terças e quintas, pela manhã – durante a tarde, eles devem frequentar as escolas da rede pública– no Jaraguá Tênis Clube, um dos parceiros que Marina conseguiu arregimentar para a iniciativa de inclusão social através do esporte. Outros patrocinadores do IMT são Braskem, Sococo, V2 Construções, Algás, SESI e Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

Nesses anos, o IMT procurou desenvolver, através das aulas de tênis, um ambiente ideal para o crescimento saudável e cidadão de seus alunos, com acesso a esporte, lazer, motivação e disciplina. Alguns deles já passaram dos 15 anos e permanecem comprometidos com o projeto, que agora procura formas de encaminhá-los profissionalmente.

Um dos meninos mais velhos da turma, Jonathan, de 17 anos, está no IMT desde o início e já trabalha no Jaraguá tênis Clube, como boleiro e auxiliar de professor. “Ele faz o apoio durante eventos e aulas, busca e organiza as bolas, fica lançando enquanto o professor corrige um aluno. Só que quando começou esse trabalho, no ano passado, o Jonathan se atrasava e não tinha tanto o compromisso de levar a sério, algo de todo adolescente mesmo. Isso foi conversado com ele dentro do projeto, com os professores e a psicóloga, e hoje ele mudou: chega cedo, é dedicado, faz o seu serviço. O Jonathan aprendeu a importância do trabalho dele e que pode usar o dinheiro para ajudar em casa, pois conferimos isso com a mãe dele também”, relatou Marina Tavares.

Tal dedicação de seus integrantes  é o  resultado do trabalho do Instituto Marina Tavares em Maceió, compartilhada por seus parceiros, como Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem. “Além de ter essa característica de formação para a cidadania com jovens carentes, o IMT desmistifica a ideia de que o tênis é um esporte para a elite. O esporte é para todos e isso imprime nos alunos a confiança de que eles podem conquistar os espaços que quiserem”, comemorou.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos