Ufal sedia encontro científico sobre Quilombolas e povos de terreiros

Evento é realizado pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e conta com parceria de várias entidades

AssessoriaUfal sedia encontro científico sobre Quilombolas e povos de terreiros

Ufal sedia encontro científico sobre Quilombolas e povos de terreiros

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas sedia, desta sexta-feira (29) até domingo (31), o 2º Encontro e 1º Jornada Cientifica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiros. O credenciamento dos participantes começa às 9h. A abertura está prevista para às 10h, em seguida, será apresentada a mostra fotográfica sobre povos tradicionais de terreiro.

A primeira mesa de debates tem como tema Intolerância religiosa no Brasil laico – desafios para a vida em sociedade na construção de direitos, com a coordenação da professora Elvira Barreto (Ufal) e a participação da jornalista Valdice Gomes (Conepir), Luis Fernando Martins (Casa de Oxumaré – BA), Maria das Dores (quilombo do Muquén), Eduardo Fonseca (Cesmac/Ufal) e Mãe Neide Oypa DÓxum (Guesb), além do professor da Uneal Clébio Araújo e das professoras da Ufal Rachel Rocha e Mônica Carvalho.

Vários trabalhos foram aprovados para apresentação nos grupos temáticos: Religião afro-brasileira, intolerância, ancestralidade e direitos no Brasil laico; Questões agrárias, identidade étnica, terra, território e poder; Processos sociais e históricos, lutas sociais e políticas públicas na realidade da comunidade afro-brasileira; e Patrimônio, memória e preservação das tradições dos afro-brasileiros.

Mais informações sobre a programação no blog do evento ou na página do Facebook.

 

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos