Fandango do Pontal da Barra estará nos Jogos Rio 2016

Grupo cultural alagoano fará três apresentações em pontos estratégicos do Rio de Janeiro como parte da festa do esporte

Keyler Simões/ FMACFandango do Pontal é uma das mais tradicionais manifestações populares de Maceió.

Fandango do Pontal é uma das mais tradicionais manifestações populares de Maceió.

 

O habitual ensaio do Fandango do Pontal será especial neste sábado (28), pois será último antes das três apresentações no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos na cidade, para qual o grupo foi convidado. A participação foi confirmada esta semana, com data prevista de viagem para 17 de agosto e apresentações nos dias seguintes.

Segundo Jorgeval Mario Lisboa Santos, o Vavá, um dos coordenadores do grupo, o convite foi feito em 6 de julho, por um produtor cultural e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que veio a Maceió ver o grupo em seu lugar de origem, o bairro do Pontal da Barra.

“Ele conheceu o grupo, nossa história e perguntou se a gente gostaria de se apresentar no Rio de Janeiro. Respondi na hora ‘claro, e quem não quer?’. Aí aguardamos a oficialização do convite, que veio essa semana, e estamos mantendo contato direto com a organização de lá para ver a data da viagem, horário de voo, estadia em hotel, entre outras coisas”, explicou Vavá, que está também correndo para negociar a participação do maior número possível de integrantes, já que o Fandango 35 integrantes.

“Estamos satisfeitos demais com esse convite, é a concretização de todo o trabalho desenvolvido desde o ano 2000, quando retomamos o Fandango no Pontal, bairro em que ele se instalou em 1930, mas ficou muito tempo parado. É um trabalho realizado com muita dificuldade, ainda bem que temos a parceira com a Braskem, que ajuda a manter essa tradição viva”.

Para Milton Pradines ,gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem. “É uma grande conquista para folclore alagoano, porque é um reconhecimento dessa expressão popular que veio de Portugal e foi moldada ao longo dos anos pelos moradores do Pontal da Barra, até virar uma representação cultural particular e especial deles. ”

Vavá ainda aposta em outro ganho para o grupo com essa apresentação no Rio de Janeiro: uma ajuda na popularização do folguedo e na renovação dos participantes. O Fandango já conta com uma parceria com a Escola Silvestre Péricles, no próprio bairro, para a inserção de crianças no grupo, mas ele está de olho nos jovens, também.

“É tudo o que nós precisamos. Essas crianças um dia vão assumir o Fandango, quando não estivermos aqui, e vão manter essa tradição viva”, afirmou o coordenador. Por hora, o integrante mais velho do grupo tem 87 anos, enquanto os caçulas são Caio, de 8 anos, Lua, de 7, Laurinha de 6 anos e Mariana, de apenas 5 anos de idade, neta do próprio Mestre Pancho, que conduz o grupo na brincadeira do folguedo.

O ensaio do Fandango do Pontal neste sábado será a partir das 18h, na Colônia de Pescadores, situada na segunda praça do bairro.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos