Aplicativo se consolida como aliado na luta contra o Aedes Aegypti

Ascom/SesauAplicativo Juntos pela Saúde

Aplicativo Juntos pela Saúde

Cinco meses após o lançamento do aplicativo Juntos pela Saúde, o recurso se consolidou como um instrumento importante no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Através dele, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a população pode alertar os órgãos públicos sobre focos de reprodução do mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Através do aplicativo, o cidadão pode denunciar, de forma anônima, algum foco de mosquito, adicionando fotos, vídeos, áudio e localização geográfica”, explicou o desenvolvedor do programa, José Alencar Feitoza.

O aplicativo Juntos pela Saúde pode ser baixado através do aparelho celular e as denúncias serem feitas de forma anônima. Os dados coletados pela ferramenta ajudam, ainda, no planejamento de políticas públicas, voltadas para o combate do vetor, que é responsável pela transmissão de três doenças.

Dados do aplicativo

Desde o seu lançamento o Juntos pela Saúde foi baixado por 5.644 aparelhos e recebeu 2.363 denúncias sobre terrenos baldios, casas abandonadas, entulhos, esgotos, sendo a maioria dos casos concentrados na capital.

De acordo com informações do desenvolvedor do programa, Maceió registrou 1.918 notificações de foco contra 445 nas demais cidades de Alagoas. “Em todo o Estado a principal comunicação feita pelos usuários foi referente a lixo ou entulho a céu aberto com 523 registros, equivalentes a 22% do total, seguido de recipientes com água parada com 501 queixas ou 21% das delações”, explicou José Alencar.

Já na capital o principal foco de atenção por parte dos usuários foram os imóveis fechados ou abandonados com 425 denúncias ou 22% do total, seguido de lixo ou entulho a céu aberto e recipientes com água parada com 424 e 388 denúncias respectivamente.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos