Estudantes acompanham de perto dia de trabalho na Braskem

Iniciativa faz parte do programa ‘Empresário-Sombra por um dia’, da Junior Achievement

Vitor Matheus e João Vitor são estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e jovens empreendedores no Programa Miniempresa, da Junior Achievement. Para ampliar a experiência no mundo dos negócios e conhecer a rotina de trabalho de uma empresa real, eles estiveram, nesta terça-feira (16), na Braskem como ‘Empresário-Sombra”, por um dia.
Os adolescentes puderam acompanhar a rotina de trabalho, as reuniões, as decisões que são tomadas na Área de Manutenção da fábrica de Cloro Soda, no Pontal, passando o expediente ao lado dos integrantes Annibal Britto e Vitor Rocha. Os rapazes chegaram às 8h, colocaram o uniforme, os equipamentos de proteção individual (EPI) e foram percorrer a fábrica.
E não estamos falando aqui de apenas um tour pelas instalações, mas do acompanhamento de reuniões, relatórios, conformidade dos trabalhos e até um rápido mergulho na organização dos negócios da Braskem e sua presença em mais de 70 países. Para Vitor Matheus, de 17 anos, aluno do 2º ano de Mecânica no Ifal, a experiência serviu para conhecer coisas novas, as quais eles nem sonhava que existiam.
“Eu sabia que a Braskem era uma possibilidade pelo Miniempresa, mas não podemos escolher o local da visita, eu só queria que fosse algo dentro da minha área. Até conhecia o trabalho da empresa, por fora, mas vi muita coisa nova e inesperada. A Auditoria de Qualidade de uma empresa prestadora de serviço que acompanhei, por exemplo. Eu nem sabia que existia isso ou que outras empresas podiam prestar serviço para a Braskem na parte de manutenção, e pude ver como era, acompanhar como fazia”, enumerou o rapaz.
Vitor entrou para a Junior Achievement atraído pela oportunidade de adquirir experiência com as empresas que estão no mercado e ao conceito de empreendedorismo. Em seu dia como Empresário-Sombra, viu serem tomadas iniciativas nas áreas de qualidade, planejamento e sustentabilidade que podem ser aplicadas na “Puff Art”, sua miniempresa que fabrica puffs (banquinhos) com garrafas PET.
“Temos uma empresa voltada para reciclagem e sustentabilidade. A Braskem também se utiliza destas práticas no seu negócio. Por exemplo, quando a água utilizada no sistema de resfriamento dessa fábrica já é aproveitada de outro processo produtivo na outra unidade após tratamento, diminuindo o consumo de água limpa”, frisou empolgado o estudante de Mecânica.
Um permanente questionamento, o intercâmbio e a oportunidade de olhar diferente para o próprio trabalho são algumas das vantagens que os Executivos-Sombra, como são chamados os profissionais que guiam os estudantes, aproveitam da experiência de voluntariado. Annibal Britto, da Manutenção da Cloro Soda, já é veterano na ação.
“Sempre é diferente, porque são pessoas diferentes, com outro ponto de vista, fazendo outros questionamentos. Acredito que isso ajuda os rapazes no contato já com a indústria, para conhecê-la, e na proposta de entender o funcionamento de uma empresa grande, ver o nível das discussões, os temas e as responsabilidades. Enquanto o programa “Empresário-sombra” for agendado na empresa, vou participar sempre”, afirmou Annibal.
A atenção, a postura, a curiosidade e a seriedade com que os estudantes participam do programa é outro aspecto que chama atenção segundo Vitor Rocha, que acompanhou o Empresário-Sombra João Vitor. “Eles já são jovens diferenciados, por terem esse tino empreendedor e a experiência em processos produtivos em suas miniempresas. Então quando vêm para uma empresa como a Braskem, se impressionam ao ver a quantidade de processos, subprocessos e procedimentos, sendo utilizados de forma integrada para que o trabalho seja realizado com qualidade, finalizou.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos