Alagoas trabalha para melhorar posição no Ranking de Competitividade dos Estados

Levantamento serve como ferramenta de orientação para investimentos da iniciativa privada

image3

Representantes do Governo do Estado, liderados pelo secretário da Assistência e do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, estiveram reunidos nesta segunda-feira (22), em São Paulo, com diretores da Tendências Consultoria Integrada, para discutir estratégias voltadas à melhoria da posição de Alagoas no Ranking de Competitividade dos Estados.

O ranking, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) é gerenciado pela Tendências Consultoria, serve de ferramenta para pautar a atuação dos gestores públicos brasileiros e de orientação para eventuais investimentos da iniciativa privada nas unidades da Federação.

O ranking é montado a partir dos dados fornecidos pelos estados em 64 indicadores divididos em 10 pilares, entre eles Sustentabilidade Social, Infraestrutura, Capital Humano, Solidez Fiscal, Educação e Segurança. De acordo com Antônio Pinaud, a gestão dos indicadores de Alagoas é a chave para a melhoria do posicionamento do Estado no ranking.

Estimulado pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, Pinaud elaborou e apresentou aos consultores um modelo de gestão dos indicadores de Alagoas.

“O ranking serve como uma bússola para o empreendedor avaliar os estados com melhores condições para receber investimentos. Vamos buscar um esforço concentrado em todas as áreas do Governo para suprir a lacuna de dados sobre Alagoas e melhorar nossa colocação no próximo ranking”, explicou o secretário, que provocou a reunião com os consultores da Tendências.

Segundo a diretora comercial da Tendências, Denise De Pasqual, o foco do ranking está na efetividade da gestão e aplicação dos recursos de cada estado brasileiro. “Ele funciona como um instrumento de diagnóstico do impacto dos investimentos em cada um dos pilares avaliados. A relação entre o volume de recursos e a performance dos estados é muito frágil. O ranking avalia os resultados, considerando as realidades locais e aponta caminhos a serem seguidos pelo gestores”, explicou De Pasqual.

Na reunião, que contou com as presenças do diretor-presidente da Algás, Arnóbio Cavalcante, do integrante do Conselho de Administração da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Renato Regazzi, do superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Dário César Barbosa, e dos consultores da Tendências Adriano Pitoli e Fabio Klein, foram apresentados os critérios de ponderação dos indicadores e pilares, o tratamento de dados e a metodologia de formatação do ranking.

“São critérios transparentes, debatidos profundamente por especialistas em cada área, com indicadores detalhados e que estão sempre sob avaliação. Temos a oportunidade de melhorar nossa colocação, o que trará resultados significativos no volume de investimentos em Alagoas. Podemos melhorar até cinco posições somente fornecendo os dados que não estavam disponíveis. O governador Renan Filho tem como prioridade promover o avanço do Estado nesse ranking e vamos mobilizar todo o Governo nesse sentido”, disse Antônio Pinaud.

Fonte: Seades

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos