Semed e Pnud divulgam estudo de combate ao analfabetismo

EJA Foto: Maciel Rufino /Secom Maceió
EJA Foto: Maciel Rufino /Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgam nesta quarta-feira (24) o resultado de um estudo que vêm sendo desenvolvido por meio da parceria entre as entidades. A pesquisa iniciou-se nos últimos a partir da constatação da existência de aproximadamente 80 mil indivíduos (entre jovens, adultos e idosos) não alfabetizados na capital alagoana.

Diante da situação à época, a Semed buscou conhecer os motivos que levaram a esta realidade, bem como a melhor forma de superar esse índice. O resultado desse estudo será apresentado nesta quarta-feira (24), durante o evento “Enfrentamento do analfabetismo em Maceió: discutindo inovações para orientações da educação de jovens, adultos e idosos”. O evento será realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), no bairro do Farol, a partir das 19h.

A pesquisa Semed/Pnud buscou entender os motivos que levam ao abandono da escola, a evasão escolar e do alto índice de analfabetismo e contou também com a participação do IPC, sigla em inglês para Centro de Política Internacional.

Na programação do encontro, também consta a realização de um debate com o professor Timothy Ireland, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), já com base nos resultados do estudo. A discussão contará com a participação de educadores, gestores educacionais e coordenadores pedagógicos.

A coordenadora do Departamento de Jovens, Adultos e Idosos (Djai) da Semed, Silvia Costa, antecipa que o documento apresenta informações que irão permitir pensar formas de superar o problema do analfabetismo em Maceió. “O conteúdo integral do texto deverá ser entregue amanhã à secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse”, explica a coordenadora.

Já na próxima quinta-feira (25), acontece um encontro fechado para dar continuidade ao andamento do trabalho, com participação de técnicos da Semed, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Alagoas, Secretaria Estadual de Educação e sindicatos.

Fonte: Delane Barros/Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos