Prêmio Braskem de Jornalismo está com inscrições abertas para estudantes, jornalistas e assessores de imprensa

Período de inscrição em 13 categorias já está aberto e vai até outubro

premio_braskem_jornalismoCom inscrições abertas desde evento de lançamento na última terça-feira (23), o 27º Prêmio Braskem de Jornalismo também está com o regulamento do certame já está disponível. A leitura prévia do regulamentos pelos jornalistas, assessores de imprensa e estudantes que desejem concorrer às 13 categorias é muito importante apara evitar os equívocos na hora da inscrição. As inscrições prosseguem até 02 de outubro, permitindo matérias publicadas entre os dias 05 de outubro de 2015 e 02 de outubro de 2016.

Tanto o regulamento como as fichas de inscrição estão disponíveis no endereço premiobraskem.sindjornal.org.br ou em hotsite hospedado no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), o www.sindjornal.org.br. Vale ressaltar que os trabalhos inscritos não podem ter sido vencedores, ao longo deste ano, nos outros prêmios organizadas pela Braskem e o Sindjornal.

Para estar apto à disputa, o profissional, seja ele jornalista ou assessor, deve ser filiado ao Sindjornal e estar em dia com suas obrigações sindicais. Já os estudantes, que disputam apenas a categoria Prêmio Jornalista Freitas Neto, devem estar matriculados e frequentando regularmente às aulas nos cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Centro Universitário CESMAC, e da Universidade Tiradentes (UNIT).

Entre os profissionais, as matérias devem ter sido divulgadas em veículos localizados no Estado de Alagoas. Cada jornalista poderá concorrer com o máximo de cinco trabalhos, inscritos em uma ou mais categorias. Os estudantes podem concorrer com até dois trabalhos, na forma de reportagem escrita, reportagem para TV, fotografia, charge ou design gráfico, publicado em veículo-laboratório.

As categorias em disputa este ano são: Reportagem Especial; Jornalismo impresso/Texto; Jornalismo impresso/Imagem (Fotografia); Design Gráfico/Diagramação; Informação Econômica/Política; Informação Cultural/Turística; Informação Esportiva; Reportagem de TV; Reportagem Cinematográfica; Web jornalismo; Radiojornalismo; Assessoria de Imprensa e Prêmio Jornalista Freitas Neto (Estudante).

Reportagem especial

Assim como nos outros dois prêmios organizados pela Braskem e Sindjornal , foi criada a categoria Reportagem Especial, na qual devem ser inscritos os trabalhos de TV e Rádio com mais de cinco minutos, os de jornalismo impresso com mais de quatro páginas e os de webjornalismo com mais de duas URLs. Nesta categoria podem ser inclusas as séries.

O profissional ou as equipes que se inscreverem nesta categoria não poderão se inscrever nas demais, sendo-lhes permitido, no entanto, inscrever quatro Reportagens Especiais. No caso de equipe, o profissional, isoladamente, pode constar de trabalho em outras categorias, desde que não seja o responsável pela inscrição.

Requisitos das categorias

Como nas demais categorias, o assessor de imprensa deve ser profissional filiado ao Sindicato dos Jornalistas e estar em dia com suas obrigações sindicais. Ele poderá concorrer com até dois cases na assessoria de imprensa ou comunicação, não ultrapassando o total de cinco trabalhos inscritos no Prêmio.

Já em Webjornalismo, concorrem os jornalistas que atuam nos sites de notícia estabelecidos e registrados como tal. Serão aceitos para esta modalidade trabalhos de reportagem-texto, reportagem-fotografia e reportagem-vídeo, nas mais diversas áreas: política, economia, esporte, cultura, turismo, etc.

A categoria Radiojornalismo é destinada a jornalistas profissionais associados ao Sindjornal que forem autores de reportagens produzidas e veiculadas no rádio. Esta categoria é exclusiva para as atividades e funções jornalísticas descritas no Decreto 83.284/79, que regulamenta a profissão de jornalista.

Da mesma forma, Reportagem Cinematográfica é a categoria destinada a jornalistas que produzirem imagens veiculadas em reportagens de TV. A categoria equivale à imagem/fotografia existente no jornalismo impresso, devendo ser analisada pela comissão julgadora sem relação, vinculação ou associação com a categoria Reportagem do Telejornalismo, e vice-versa.

Tanto nas categorias de Radiojornalismo e Telejornalismo, todos os membros da equipe e participantes da reportagem devem ser sindicalizados e estar em dia com suas obrigações sindicais. O descumprimento dessa norma, seja por inclusão ou omissão, levará a desclassificação do trabalho na comissão de julgamento.

Ainda sobre Telejornalismo, a inscrição nesta categoria deve ser por equipe e um mesmo repórter não pode estar presente em mais de sete trabalhos.

As categorias Informação Econômica/Política, Informação Cultural/Turística e Informação Esportiva são abertas a todas as áreas do Jornalismo – rádio, TV e web.

Dúvidas e informações

Os vencedores do Prêmio Braskem de Jornalismo receberão R$ 52.500,00 (cinquenta e dois mil e quinhentos reais). Ao melhor trabalho, escolhido entre os vencedores das categorias, será concedido o Grande Prêmio Braskem de Jornalismo 2016.

Caso, após a leitura do regulamento, ainda restem dúvidas ou necessidade de mais informações, elas podem ser dirimidas em contato com o Sindjornal, pelo telefone 3326-9168 ou em sua sede, localizada à Rua Sargento Jaime, 370, Prado, Maceió.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos