Viva Vôlei promove inclusão social por meio do esporte

Toda terça e quinta-feira, crianças e adolescentes, com idade entre sete e 14 anos de idade se reúnem no Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho para participar do Projeto Viva Vôlei. A iniciativa promove a inclusão social por meio do esporte. As turmas se dividem nos horários de 09h às 10h da manhã e, pela tarde, das 13h às 14h.

“Não levamos para nossos alunos espírito de jogo, nem de disputa. O nosso objetivo é trazê-los para a quadra e incentivá-los à prática do esporte. Com esse projeto tentamos incentivá-los desde de cedo”, disse o coordenador do Viva Vôlei, João Barros.

A bola e rede tomam conta da quadra, mas elas têm tamanhos e espessuras diferentes das convencionais e são adaptadas para as pequenas mãos dos aprendizes da modalidade esportiva. Os professores ensinam os fundamentos básicos como, saque, manchete e o toque. As atividades lúdicas também fazem parte de cada encontro e acontecem no início e final de cada turma.

“O Viva Vôlei é um projeto importantíssimo, pois mostra que o estímulo ao esporte deve acontecer desde cedo. Incentivar essas crianças e afastá-las da ociosidade, incentivar hábitos saudáveis e promover a cidadania são os principais objetivos e, quem sabe, podemos descobrir talentos e formar novos atletas para a modalidade”, disse o secretário municipal de esporte e lazer, Daniel Mello.

O Projeto

O Viva Vôlei é um programa de iniciação ao voleibol e conta com a diretriz de educar e socializar meninos e meninas de 07 a 14 anos por meio do esporte. O projeto foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e conta com o apoio do Banco do Brasil. A entidade criou, em 2003, o Instituto Viva Vôlei, que é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) para gerenciar o programa.

Fonte: Ascom Semel

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos