Formula 1


Felipe Massa anuncia sua aposentadoria da Fórmula 1

Brasileiro tem 35 anos de idade e está completando sua 14ª temporada na Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial.

{20be6a07-541f-4df0-820b-b663aa349068}_felipe massaO piloto brasileiro Felipe Massa anunciou que vai se aposentar da Fórmula 1 ao final da temporada 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira na cidade de Monza, na Itália, ao lado de Claire Williams, chefe da equipe Williams, seu atual time.

Aos 35 anos de idade, Massa já está na sua 14ª temporada na Fórmula 1. Como não tem chances de título neste ano, ele vai encerrar sua carreira sem títulos conquistados na principal categoria do automobilismo mundial.

“A vida nos apresenta muitas escolhas e eu acho que chegou o momento onde eu tenho fazer algo diferente. Talvez você me verá de novo ao volante de um carro de corrida, mas no momento a única certeza que tenho é que eu vou ter um longo tempo para decidir sobre o que fazer no futuro”, disse Felipe Massa em coluna do site “Motorsport”.

Até o momento, o brasileiro já tem 242 corridas disputadas na Fórmula 1 e, se participar de todas as oito provas restantes deste ano, vai alcançar 250 grandes prêmios no currículo. No total, Felipe Massa conquistou 11 vitórias, 16 poles e 41 pódios. Além disso, ele também fez 14 voltas mais rápidas.

Estreia e quase título

Felipe Massa fez fez sua primeira corrida na Fórmula 1 em 2002 pela equipe Sauber, onde permaneceu por três temporadas. Em 2006, foi anunciado como piloto da tradicional e poderosa Ferrari.

Foram oito anos no time italiano, sendo que Massa construiu uma amizade bem próxima com o alemão Michael Schumacher, mesmo correndo juntos por apenas uma temporada. Depois, o brasileiro teve Kimi Raikkonen como companheiro.

O melhor ano da carreira de Massa na Fórmula 1 foi o de 2008, quando brigou pelo título até a última corrida da temporada, justamente no GP de Interlagos, em São Paulo, mas ele viu a conquista fugir das suas mãos na última volta, quando Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock, chegou em quinto e frustrou o brasileiro, sendo campeão por apenas um ponto.

Acidente com a mola

Logo depois de quase conquistar o título de 2008, Felipe Massa teve um começo de 2009 complicado, sem grande sucesso nas pistas. A situação piorou quando, no GP da Hungria, foi atingido na cabeça por uma mola que se desprendeu do carro do compatriota Rubens Barrichello - o objeto atravessou o capacete e tirou Massa do restante da temporada.

Em 2014, Felipe Massa trocou de equipe na Fórmula 1 mais uma vez e foi para Williams, tendo um desempenho bem modesto, com poucos pódios e nenhuma vitória conquistada. Nas oito provas restantes da temporada 2016, o piloto brasileiro tentará uma vitória para encerrar a carreira por cima.

Fonte: IG

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>