Vencedora do Nobel da Paz, Madre Teresa será canonizada amanhã

Brasileiro que diz ter recebido milagre de Madre Teresa afirma não se considerar especial

REUTERS/Gary CameronFreira das Missionárias da Caridade segura santinho da Madre Teresa durante missa em Washington

Freira das Missionárias da Caridade segura santinho da Madre Teresa durante missa em Washington

Enquanto a Igreja Católica se prepara pra declarar oficialmente Madre Teresa de Calcutá como santa, o brasileiro que diz ter recebido um milagre atribuído à religiosa que o livrou da morte afirmou que não considera ter sido escolhido especificamente por ela.

Madre Teresa, vencedora do Nobel da Paz e carinhosamente conhecida durante sua vida como a “santa das sarjetas” por seu trabalho com pessoas necessitadas na Índia, será oficialmente canonizada pelo papa Francisco no domingo, em cerimônia que deve reunir mais de 100 mil pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A igreja abriu caminho no ano passado para a canonização de Madre Teresa, que morreu em 1997, após declarar como milagre a recuperação do brasileiro Marcilio Haddad Andrino de uma grave infecção no cérebro.

Andrino, que tem 43 anos e mora no Rio de Janeiro, disse nesta sexta-feira durante entrevista coletiva no Vaticano que se sente muito grato, mas que pensa que qualquer pessoa poderia ter sido igualmente beneficiada pela intervenção.

“Se não tivesse acontecido comigo, talvez fosse com outra pessoa amanhã. Ela não diferenciava. Não me sinto especial”, disse Andrino, que participará da cerimônia de domingo com sua esposa, Fernanda.

Quando Andrino sofreu em 2008 os abscessos cerebrais, dos quais médicos disseram que ele não iria se recuperar, o casal rezou para Madre Teresa, que se tornou famosa por seu trabalho nas favelas da cidade indiana de Calcutá.

Ele disse que seu estado de saúde piorou ao ponto que sofreu para conseguir andar ao altar durante seu casamento, em setembro de 2008, e no início de dezembro foi levado inconsciente para hospital.

Andrino estava com uma cirurgia cerebral marcada, mas quando acordou sem dores de cabeça pouco antes da operação, o médico disse que uma intervenção médica não seria mais necessária.

“Consegui passar o Natal com minha família e seis meses depois voltei ao trabalho sem problemas”, disse Andrino, acrescentando que ele e a esposa posteriormente tiveram dois filhos.

A Igreja Católica tem mais de 10.000 santos, muitos deles canonizados somente séculos após suas mortes, enquanto Madre Teresa será santificada somente 19 anos depois de morrer.

Nascida Agnese Gonxha Bojaxhiu em 1910 e filha de pais albaneses no território que hoje é a Macedônia, Madre Teresa se tornou freira aos 16 anos e se mudou para a Índia em 1929, criando sua primeira missão em 1950.

Católicos reverenciam Madre Teresa por levar apoio aos doentes pela ordem das Missionárias da Caridade, na qual as irmãs usam roubas brancas e azuis.

No entanto, críticos dizem que ela fez pouco para aliviar a dor dos doentes terminais e não realizou nada para atacar a raiz das causas da pobreza.

Fonte: Reuters

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos