Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

05 assassinatos por dia em Alagoas, A violência continua a mesma em 2017.

Sexta feira 13 de janeiro de 2017, e já estamos com 66 assassinatos este ano em Alagoas, conforme o contador de homicídios aqui do Alagoas 24 horas.

arma-atirando-bala

São mais de 05 homicídios por dia.

A carnificina não escolhe lugar nem região: das grandes e pequenas cidades Alagoanas até os mais longínquos e remotos recantos de regiões mais atrasadas, conviver com a brutalidade já virou rotina para todos nós, enfim, não há quem escape do horror.

Infelizmente todo dia estamos sujeitos a sair de casa e não mais voltar.

Engana-se, porém, quem ainda acredita que essa onda de violência que varre Alagoas e o Brasil há décadas é fruto apenas de ações individuais. A delicadíssima questão das drogas, as leis muito flexíveis, o Estado corrupto e a inoperância do Poder Público associados à incompetência dos órgãos de segurança estão por trás do horror.

Aqui, nunca esteve tão em voga a máxima de Jean-Jacques Rousseau de que “o homem nasce puro, mas a sociedade o corrompe”.

O Brasil tem hoje cerca de 650 mil indivíduos encarcerados, mas só a vagas para pouco mais de 350 mil. Abarrotado, o sistema carcerário poderia ser bem pior, pois para cada um que está preso, há pelo menos uns quatro em liberdade praticando crimes diariamente nas ruas.

Porém, a nossa sociedade, já acostumada com a guerra diária, incentiva mais ainda à barbárie, “Bandido bom é bandido morto”, ouve-se com frequência este absurdo.

Bandido bom é bandido preso, julgado e condenado pelo Poder Público, sem direitos a regalias nem indultos.

Isso sim seria civilidade.

Violência só gera mais violência.

É preciso ter inteligência para perceber que só com educação de qualidade e com justiça social poderemos enfrentar o caos. Aplaudir a morte de bandidos sem propor algo concreto para enfrentar a crise só nos torna tão criminosos quanto eles. Os incontáveis indultos a que eles têm direito preenchem uma lógica macabra: precisam-se abrir mais vagas no já sobrecarregado sistema prisional para que outros condenados cumpram também suas penas.

Sem vagas há muito tempo, o sistema está em colapso.

Além do mais, grande parte da sociedade brasileira age na contramão da História e é contra a política de direitos humanos, aceita no mundo civilizado. Triste, vejo jornalistas, professores e até advogados se insurgirem contra os defensores dessa diretriz. Sem ela, a carnificina só aumentaria e colocava o Estado brasileiro mais uma vez como vilão. Segundo o IBGE, mais de 90 por cento dos nossos presos ou são analfabetos ou têm menos de quatro anos de estudo enquanto um por cento apenas tem ensino superior.

No Brasil, o crime só é organizado porque o Estado é desorganizado e frouxo.

Nossas leis são elitistas e geralmente só punem “os pequenos”.

Precisamos melhorar nossas escolas e investir no futuro dos nossos cidadãos, mas é muito difícil fazer isto, pois a sociedade não cobra, não quer.

Gestao Democratica e Qualidade

Ou se investe em educação de qualidade ou nada funcionará.

E isto leva tempo. Muito tempo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos