Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Alunos, drogas e álcool: o que fazer?

O consumo de drogas na adolescência desde há muito tempo preocupa a população, pois mais tarde os jovens podem sentir os seus efeitos da pior maneira no futuro, com isso damos algumas dicas, pois boa parte dos jovens começa a usar drogas por influência de amigos na escola.

Desde há muito tempo que se utilizam drogas como medicamentos, devido às suas propriedades analgésicas, mas consumidas em baixas doses. No entanto, o consumo de drogas em doses elevadas distorce a realidade de tal forma que produz falsas situações de bem-estar e provoca danos quase sempre irrecuperáveis.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o termo droga aplica-se a todas as substâncias que se caracterizam por:

– Produzir alterações no equilíbrio do organismo ao serem introduzidas por diversas vias, como inalação, ingestão, injeção, etc.

– Provocar no indivíduo dependência física, psíquicas ou ambas;

– Conduzir o organismo à tolerância aos efeitos que produz;

– Levar à síndroma de abstinência, quando deixam de ser consumidas.

Quando um jovem experimenta uma droga, geralmente fá-lo por pressão do grupo de amigos ou por curiosidade.

O abuso das drogas depende dos mais variados fatores, como o estado psicológico, as condições socioeconômicas (desemprego),solidão e o aliciamento exercido pelos traficantes.

Porque os jovens usam drogas?

Porque do consumo na adolescência?

Os medicamentos, álcool, tabaco e outras drogas são amplamente utilizados no seio da comunidade para uma variedade de finalidades.

A principal razão dos jovens ao uso de álcool em primeiro lugar, tabaco ou outras drogas é porque eles são curiosos e querem descobrir o que seus amigos e familiares estão experimentando e por isso no momento não se apercebem dos perigos das drogas.

Muitos jovens veem o álcool como parte integrante de sua maturação e interação social com os outros.

Os jovens estão constantemente construindo e reconstruindo o significado social do mundo que os rodeia, por isso tenta descobrir onde se encaixam. Os jovens estão expostos a situações de uso de drogas ao longo da vida.

A sua decisão de começar a usar ou continuar a usar uma droga irá refletir:

O que está acontecendo nas suas vidas

Quem é e onde com eles, no momento.

Suas crenças e valores

Experimentação e comportamento de risco

Álcool e outras drogas práticas dos outros ao seu redor, incluindo membros da família e colegas.

A exposição a influências da mídia e da internet

Acesso e disponibilidade de drogas, ao álcool e outras.

Os períodos mais vulneráveis para entrar em contato com drogas, ou para começar a usar drogas, são períodos de transição ou os desafios profissionais ou sociais. Estes podem ser a transição da escola primária para a escola secundária, o trabalho, ou um início de relacionamento ou envolvimento com novos grupos sociais.

Quais os jovens são mais propensos a ter problemas com drogas?

Embora seja impossível prever com precisão quem irá desenvolver um problema com as drogas, e quem não vai, é possível delinear fatores de risco e proteção, saber os cuidados a ter com as drogas também ajuda. Isso é útil porque ajuda a pensar sobre como reduzir os riscos dos jovens, e como evitar o uso de drogas na adolescência.

Os riscos podem ser identificados nas relações familiares, às relações entre colegas da escola, ambientes de trabalho, e na comunidade.

Como um adolescente pode começar a usar as drogas?

Os ambientes que proporcionam estabilidade, acompanhamento e carinho são menos arriscados para o uso de drogas na adolescência do que aqueles que são imprevisíveis ou caóticos.

Obviamente, grupos de amigos, onde o uso de drogas é considerado normal, aceitável e desejável, onde os comportamentos ilegais ou antissociais são perdoados, e onde as atividades dos jovens não são monitorizadas por adultos, são mais arriscadas e mais susceptível de conduzir ao uso de drogas.

Como saber se uma pessoa está usando drogas?

A resposta curta é que é muito difícil ter a certeza de que uma pessoa está usando drogas. É importante que os pais reconheçam os perigos do consumo de drogas e que existem estratégias eficazes que os pais podem adaptar para reduzir a probabilidade de os jovens consumirem álcool e outras drogas.

Estratégias eficazes incluem ter um modelo, estabelecendo limites claros e estar aberto às oportunidades quando elas surgem, para falar com seu filho sobre drogas.

O álcool é a droga de escolha para a maioria dos jovens. Se você está preocupado que o seu filho possa estar a utilizar uma substância, evite tirar conclusões precipitadas.

Procure oportunidades para conversar com seu filho sobre as suas preocupações e ouvir o que eles estão a dizer.

Há alguns sinais e sintomas que podem indicar que um adolescente poderia estar a consumir drogas, ou que pode significar que algo está errado, ou simplesmente ser parte do crescimento.

Coisas que podem indicar o uso de drogas:

Intoxicação. Isto pode incluir: fala arrastada, andar cambaleante, lento, olhos vermelhos, suores, excepcionalmente falador, muito feliz ou triste, mal-estar, comer muito.

Você pode encontrar coisas óbvias como garrafas vazias de álcool ou seringas. Além disso, pedaços de papel alumínio, sacos individuais pequenos, pedaços de mangueira, e colheres dobradas podem indicar o uso de diferentes drogas.

A utilização repentina de objetos que tem objetivo de “disfarçar” ou ocultar, por exemplo, coisas como desodorizantes pessoais, incenso, produtos para refrescar o hálito ou óculos escuros, podem estar tentando mascarar o uso de alguma substancia ou drogas.

O uso de drogas envolve tanto a compra e venda. O aumento dos gastos, a demanda por dinheiro, ou o desaparecimento de itens valiosos podem apontar para a compra de drogas. Ter mais dinheiro do que o habitual, ou objetos novos e caros, pode significar que a pessoa que está vendendo drogas.

Mudanças de personalidade.

As alterações físicas. Ganhar ou perder peso, alterações do sono mais ou menos normais, na rotina de higiene pessoal, o aparecimento de erupções na pele ou feridas.

Acidentes frequentes. Cair, batendo em coisas, derrubar as coisas, ou ter acidentes.

Problemas na escola ou no trabalho.

Alterações nas amizades.

Às vezes os pais ficam preocupados e perguntam o que está a acontecer. A resposta habitual é que os jovens negam uso de drogas, inicialmente, pois são usadas em segredo, mas finalmente eles decidem contar aos seus pais.

Fatos rápidos

Drogas e adolescentes são uma má combinação, pois os adolescentes podem se tornar dependentes de substâncias mais rapidamente do que adultos.

Trinta e três por cento dos adolescentes experimentam substancias em casa, escola ou no trabalho.

A maioria dos jovens não tem a noção dos perigos do uso de drogas nas noites que podem a vir enfrentar quando estão sob o efeito de drogas.

O álcool e outras drogas são as doenças que afetam mais e são mantidos pelo sistema familiar.

Sinais de alerta

Se você está preocupado que o seu adolescente faça utilização de drogas ou álcool, olhe para estes sinais de alerta:

Outros membros da família sabem do abuso de substâncias;

Faltar às aulas com muita frequência;

Mudança para um grupo de pessoas diferentes;

Parar as atividades extracurriculares que foram importantes para o adolescente;

Dificuldades de ordem jurídica;

Porte de apetrechos para consumo de droga;

Posse de identificação falsa;

Fonte desconhecida de renda;

Modificações físicas, tais como os lapsos de memória, fala arrastada, perda de coordenação motora, olhos vermelhos, pupilas dilatadas ou perda rápida de peso;

Sabe-se de algum jovem com problemas ajude-o antes que seja tarde de mais. A ajuda para filhos com consumo de droga é essencial, para escolher entre a adolescência e droga.

Faça sua parte e ajude a evitar o consumo de drogas na Adolescência.

Fica a dica!

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos