Blog

Blog do Ruslan

Consultor em Segurança de T.I.C, Palestrante, Blogueiro

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Apresentações: Para Estudantes

De acordo com estudos e pesquisas, Falar em público é o segundo maior medo da população, perdendo apenas para o da violência. Porém considerando a população de pessoas tímidas, falar em público está em primeiro lugar.

Mas você precisa apresentar um trabalho, sua nota depende disso o que fazer?
Evite fazer o trabalho  com pessoas ESCORONAS e MIGUELENTAS, divida os capítulos em partes iguais e determine um prazo e não me venha com: Eu trabalho, eu não tenho computador, eu não sei fazer, quando ser quer, se dar um jeito.

Faça no papel ou no word [ ainda não é a hora do Power Point]

Crie IDEIAS, não SLIDES

– TRABALHANDO O CONTEÚDO – Hora colocar as informações. Mas, cuidado, só interessam aqueles que efetivamente dão sustentação aos blocos, seja rigorosamente seletivo. A turma por ai adora inundar perigosamente esse momento com muita coisa desnecessária. Tenha-os na ponta da língua caso seja indagado.

ORGANIZE OS BLOCOS – E vá direto ao ponto, Esqueça o pensamento linear da época de ginásio, aquele que pregava a sequência de índice, introdução, observações iniciais, descrição do conteúdo, comentários finais e conclusão. Isso não serve mais para o mundo corporativo atual. Não existe paciência e tempo para isso.

FINALMENTE, O POWERPOINT – Regras básicas. Use o mínimo de textos por slide (três ou quatro frases curtas, no máximo), esqueça a transição de slide (cada slide com um movimento diferente é insuportável) e prefira cores em tons pastel. As cores são um detalhe importante. Se houver tempo PERSONALIZE seus Slides, mas nada de exageros e sons irritantes.

SEJA VISUAL – Menos textos mais imagens [ BOM SENSO], Imagens são excelentes ferramentas para reforçar uma mensagem, principalmente quando elas estão dentro do contexto que o palestrante deseja comunicar – caso contrário, as imagens poderão não auxiliar na comunicação, tornando os slides apenas bem maquiados.

PARA VÍDEOS NÃO USE O AUTOPLAY
É super fácil inserir vídeo em uma apresentação. Mas quando você deixa o vídeo em autoplay, ao avançar o slide pode demorar um pouco para o programa realmente executar

– EXIBA GRÁFICOS SIMPLES
Quase sempre os gráficos desenvolvem uma sensação desagradável nas apresentações, somente por se mostrarem complexos demais. Você poderia redesenhá-lo no aplicativo de apresentação nativo ou ENFATIZE o que é necessário mostrar usando efeitos de ênfase.

QUANTOS SLIDES E QUANTO TEMPO? – Pesquisas que indicam: 20 minutos, 22 slides são bons, acima disso a audiência perde o interesse

– Mas eu não sei FALAR em PÚBLICO !

  • Finja estar conversando;
  • Esqueça termos técnicos e jargões;
  • As palavras escolhidas devem ser simples, concretas e possuir carga emocional;
  • Falar complicado é sinônimo de insegurança, querendo parecer necessário e importante.
  • Ao invés de vender soluções, venda histórias;
  • O cérebro procura atalhos. Analogias são exemplos;
  • Encha o cérebro das pessoas com palavras positivas e elas farão ótimas associações mentais.

Leitura Relacionada: Como planejar a apresentação em público?

– CUIDADO COM O DITO NÃO DITO
Tom de voz, postura e comportamento são itens importantíssimos que podem jogar a favor ou contra nosso objetivo durante uma Apresentação. Nossa linguagem corporal às vezes pode falar mais alto que nossas próprias palavras, e pode ocasionar até um mal-entendido.

RESUMO – CINCO PASSOS SIMPLES:
– Conte uma história que chame a atenção;

– Traga um problema que precisa ser resolvido;

– Ofereça uma solução;

– Mostre os benefícios em adotar tal solução;

– Convoque à ação;

– Treine,treine, treine.[ memorize os Slides, isso trará segurança a apresentação]

Este POST foi para alunos que PRECISAM de uma FORÇA para suas APRESENTAÇÕES na FACÚ!

* Próximo Post: Como fazer apresentações Corporativas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos